O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO-14) detectou, em fiscalizações de rotina, o exercício ilegal da fisioterapia em Colônia do Piauí, Picos e Pio IX.
Em Picos, o Departamento de Fiscalização do Conselho (DEFIS) encontrou, em julho, pessoas atuando como fisioterapeutas sem registro profissional em duas clínicas particulares. Outras irregularidades incluíam a falta de certificados de calibragem dos equipamentos e a desatualização dos dados cadastrais dos profissionais.
Em Colônia do Piauí, uma fiscalização em 2 de agosto revelou uma pessoa sem formação legal executando atividades de fisioterapia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Problemas de higiene, organização e equipamentos não calibrados também foram identificados.
Em Pio IX, o DEFIS encontrou uma suposta fisioterapeuta com carteira profissional falsa atuando no serviço público e prestando serviços particulares em domicílio.
O presidente do CREFITO-14, Rodrigo Amorim, destacou a importância das fiscalizações para proteger a sociedade de práticas irregulares. Medidas estão sendo tomadas para apurar os fatos e adotar as providências cabíveis.
Informações 180graus