Pular para o conteúdo

CRO/PI constata irregularidades e suspende atendimentos em UBSs de Santa Rosa-PI

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí realizou, na tarde desta terça-feira (04), algumas inspeções em unidades básicas de saúde do município de Santa Rosa do Piauí, onde na oportunidade constatou várias irregularidades no funcionamento dos consultórios odontológicos, principalmente com relação aos profissionais, (Técnicos em Saúde Bucal).

UBS

Durante a fiscalização o conselho averiguou que o município possui três equipes de saúde bucal em funcionamento, sendo que, nenhuma delas conta com trabalho dos técnicos de higiene bucal, os dentistas estão trabalhando com técnicos de enfermagem, o que é uma irregularidade grave. No sistema os Técnicos de enfermagem são; Francilda de Andrade Gomes, Vilma Ferreira Madeira e Aldeciano Ramos Fé.

 

Na pratica o técnico Aldeciano só emprestou o nome, pois o mesmo trabalha como técnico em enfermagem na Unidade Mista de saúde, em seu lugar de forma errônea está Vanessa de Sousa Lima, que não está cadastrada e nem habilitada para exercicio da função. Dessa forma, os serviços foram suspensos, até que o município cumpra as normas e exigências expedidas pelo conselho.

 

Essas irregularidades levaram a suspensão provisória dos atendimentos odontológicos em dois consultórios da zona rural e um zona urbana, pelo menos, até que haja o cumprimento exigido pelas normas do Conselho de Odontologia.

 

Diante as irregularidades, o CRO deu um prazo de 30 (trinta) dias, para que o município regularize sua situação, e assim os serviços volte ao normal. Com toda essa situação,  infelizmente, quem perde é a população.

 

Nossa reportagem tentou contato com o Prefeito de Santa Rosa Veríssimo Siqueira, com intuito, de que o mesmo emitisse suas considerações, mas até o momento não tivemos nenhum retorno.

 

Também tentamos contato com a Secretária de Saúde do município, Iolete Soares, em busca de maiores informações sobre o assunto.

 

Até agora ninguém se manifestou. O nosso meio de comunicação, tem uma visão ampla e entende que a sociedade é livre para se expressar e comunicação é direito de todos.

 

A ética e consenso nos permite abrir espaço para considerações, e se coloca a disposição para eventuais conhecimentos e esclarecimentos.

 

Fonte: Portal CAIS

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração