Pular para o conteúdo

Custom ROM de Android: conheça as cinco melhores opções

Está cansado do Android do seu smartphone ou quer burlar os limites da fabricante para atualizá-lo? Instalar uma Custom ROM pode resolver o seu problema. Esse tipo de software trate-se de versões personalizadas do sistema, criadas por desenvolvedores independentes. Com elas, é possível utilizar funções que não estão presente no Android original ou fazer oupgrade de aparelhos mais antigos. Para te ajudar, o TechTudo separou as cinco melhores Custom ROMs para o seu smartphone.

Xperia J vem com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Custom ROMs substituem Android originalmente instalados nos aparelhos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

CyanogenMod

CyanogenMod é considerada a custom ROM mais popular do mundo, disponível para uma ampla gama de smartphones e tablets Android. Esta versão alternativa é altamente otimizada e projetada para oferecer a versão mais recente do Android, com maior desempenho e estabilidade. Confira a lista completa de dispositivos suportados.

CyanogenMod oferece recursos não encontrados nas firmwares oficiais (Foto: Reprodução/PhoneArena)
CyanogenMod oferece recursos não encontrados nas firmwares oficiais (Foto: Reprodução/PhoneArena)

ParanoidAndroid

ParanoidAndroid é a primeira e única custom ROM que apresenta o chamado modo híbrido, com o qual o usuário pode dimensionar cada aplicativo, widget ou componente do sistema. É possível escolher um modo para cada elemento, mesmo sem ter que ajustar a configuração DPI do sistema. Confira a lista completa de dispositivos suportados.

Na ParanoidAndroid o usuário quem decide qual interface usar: tablet, phablet ou fone (Foto: Reprodução/Phone Arena)
Na ParanoidAndroid o usuário quem decide qual interface usar: tablet, phablet ou fone (Foto: Reprodução/Phone Arena)

AOKP

A AOKP (Android Open Kang Project), assim como as outras, baseia-se na versão pura do Android e apresenta um poder de configuração maior do que a CyanogenMod. Ela permite usar gestos do teclado Swype em toda a interface e alterar cores do LED, cor dos botões virtuais, performance, padrões de vibração etc. Confira os dispositivos suportados.

AOKP apresenta grande poder de configuração (Foto: Reprodução/Phone Arena)
AOKP apresenta grande poder de configuração (Foto: Reprodução/Phone Arena)

MIUI

MIUI é uma custom ROM que oferece diversas ferramentas de segurança (anti-vírus, anti-spam e recurso de localização do aparelho perdido), serviços em nuvem e backup. Os temas também são suportados, permitindo que se possa mudar o visual da tela inicial e da tela de bloqueio. Confira a lista de dispositivos suportados.

Entre os muitos dispositivos suportados pela MIUI, temos: Samsung Galaxy S III, HTC One S, Google Nexus S, Samsung Galaxy Nexus e o HTC HD2 (Foto: Reprodução/Phone Arena)
Entre os muitos dispositivos suportados pela MIUI, temos: Samsung Galaxy S III, HTC One S, Google Nexus S, Samsung Galaxy Nexus e o HTC HD2 (Foto: Reprodução/Phone Arena)

JellyBAM

JellyBAM é uma custom ROM desenvolvida com o objetivo de se tornar o sistema operacional Android mais completo disponível. Ela combina todas as características encontradas em outras ROMs populares, como: CyanogenMod, AOKP, Paranoid Android e muito mais. Dentre sua extensa lista de recursos, podemos encontrar o Sony Mobile BRAVIA Engine, a ferramenta de áudio xLOUD e o DSP, um gerenciador de som. Além disso, a Jelly BAM apresenta temas e suporte à tecnologia de fotos HDR. Conheça os dispositivos suportados.

Qual a diferença entre o Android 2.3.7 (Gingerbread) e o 4.1 (Jelly Bean)? Ajude o usuário no Fórum do TechTudo!

JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena) (Foto: JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena))
JellyBAM está disponível para mais de 20 dispositivos (Foto: Reprodução/Phone Arena)
font: techtudo.com.br
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração