Publicidades
ManchetePolitica

Deputado ASSIS CARVALHO, presente!

A assessoria do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) informa, com pesar, o falecimento do parlamentar ocorrido na tarde deste domingo, 05 de julho, na cidade de Oeiras-Piauí, causada por infarto. Seguindo recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações devido à pandemia, as cerimônias de despedida e sepultamento serão restritas e acontecerão em Oeiras.

Assis nasceu no interior de Oeiras, em 9 de setembro de 1961. Começou a estudar aos 10 anos de idade. Mudou-se para Teresina e morou na Casa do Estudante para poder concluir os estudos. Trabalhou como vendedor, auxiliar, gerente de lojas volantes, até entrar como bancário concursado na Caixa Econômica Federal, em 1980. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Era casado, tinha três filhos e um neto.

Deputado federal de terceiro mandato, tinha atuação parlamentar focada na redução das desigualdades sociais por meio da Agricultura Familiar, Saúde e Justiça Fiscal. E coordenou a bancada federal do Piauí em 2016.

Filiado desde a fundação do PT em Oeiras, exercia o segundo mandato de presidente estadual do PT Piauí. Iniciou a militância como sindicalista. Foi dirigente da Confederação e do Sindicato dos Bancários e presidente da Associação do Pessoal da Caixa, protagonizando a luta contra privatizações de bancos públicos nos governos FHC. Nos anos 90, liderou o movimento pela democratização da comunicação, contribuindo na instalação de rádios comunitárias e presidindo a Associação no Piauí.

Parlamentar influente e articulado. Foi eleito deputado estadual em 2006 e aprovou projetos como o Código de Saúde do Piauí. Gestor eficiente e premiado da Secretaria da Saúde (modernizou hospitais e descentralizou a saúde, reduziu a dengue em mais de 60%, conquistou prêmios nacionais e internacionais como o da produção de plasma); Detran (informatizou e ampliou o atendimento, realizou campanhas educativas e promoveu a moralização do órgão, colocando o Detran como segundo no ranking brasileiro) e Agespisa (com modernização do tratamento e distribuição de água).

Deputado Federal

Deputado ASSIS CARVALHO, presente! 2Militante da democracia, justiça e direitos dos trabalhadores, destacou-se nas lutas contra o Golpe de 2016 que tirou Dilma da presidência e contra todos os retrocessos como a privatização de empresas públicas, a venda do pré-sal, o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos, a reforma da previdência e a reforma trabalhista. Lutou contra a prisão política de Lula com o movimento Lula Livre.

Autor de proposições na Câmara, contribuiu decisivamente para aprovação das Emendas Constitucionais 89 (recursos para irrigação) e 87 (partilha de ICMS do comércio eletrônico entre os estados). Ele tem numerosos projetos com destaque para reduzir o tempo para saque de FGTS por trabalhadores, tributar grandes fortunas e veículos de luxo para gerar recursos para a previdência, descriminalização de comunicadores e rádios comunitárias.

Mais recentemente, apresentou projetos, emendas e requerimentos e lutou por proposições que garantissem proteção social e direitos aos brasileiros, especialmente às famílias mais vulneráveis afetadas pela pandemia.

Parlamentar parceiro dos municípios, destinou emendas e articulou recursos para obras e ações como academias da saúde, ambulâncias, custeio, construção de unidades básicas de saúde, implantação de UTIs, construção de hospitais como a nova maternidade de Teresina e o Centro de Referência Médica de Picos, equipamentos para hospitais, centro de parto normal; articulação de programas itinerantes de prevenção ao câncer de mama, mutirões de cirurgias, para atendimento a pessoas com deficiência; construção e equipamento de Unidade de Pronto Atendimento (UPA); articulação para descentralização do tratamento de câncer; abastecimento dágua; asfalto e calçamento de ruas, estradas, construção de sede da UESPI, ônibus e laboratórios para UESPI, articulação para implantação de cursos de medicina em municípios, recursos para fomento de assentamentos, Kit de máquinas para agricultura familiar, kits de Irrigação, apoio a acesso a projetos de moradia na zona rural, apoio a festivais de cultura, restauração de prédios históricos, apoio a processos para homologação de rádios comunitárias, construção de áreas turísticas, praças, dentre outros.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar