Publicidades
Regional

Detenta da penitenciária de Picos é aprovada no Enem

Uma detenta, que não foi identificada, do Sistema Prisional de Picos, obteve boa nota no Enem e deverá participar do Sisu para concorrer, na ampla concorrência, a uma vaga em uma das universidades públicas da cidade, segundo informou o diretor do local, Diego Nunes.

De acordo com ele, três detentas participaram do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, mas somente uma logrou êxito. Ele mencionou ainda que a decisão de ingresso na universidade é da Justiça.

“O Enem PPL aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019. Ele sempre acontece após o regular. Na unidade prisional de Picos, foram inscritas cinco detentas. Destas, apenas três fizeram o exame e uma logrou êxito, tendo tido boa média para concorrer ao Sisu. Quem decide se vai cursar ou não é o juiz de execução penal, pois nós só temos a obrigação com que elas tenham boa preparação e nivelem conhecimento, pois elas não participam de cotas, mas disputam as vagas com a ampla concorrência”, disse ele.

Diego Nunes informou ainda que as detentas que quiseram participar do Enem passaram por revisões de preparação. Ele disse ainda que em Picos a unidade prisional é de regime fechado, portanto, não sabe se será possível a inserção da detenta na universidade.

“A Secretaria de Justiça do Piauí, em parceria com a Secretaria de Educação, faz com que a gente possa proporcionar a elas alguma forma de revisão. Vale ressaltar que, geralmente, o juiz só autoriza para os detentos que estão em regime semiaberto, que não é nosso caso. Nosso presidio é de regime fechado E, se por ventura ele chegar a autorizar ao detento do regime fechado que estude, a Sejus teria que dizer se realmente tem a estrutura para isso, porque, com certeza, a escolta do detento vai acontecer na ida, na volta e durante as aulas, e, por isso, sabemos da realidade do Estado no tocante ao transporte, combustível e número de policiais penais”, concluiu.

 

 

 

 

 

Fonte: Cidades na Net

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar