Pular para o conteúdo

Dia da Consciência Negra é marcado por homenagens no Bairro do Rosário, em Oeiras

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), foi marcado por debates, manifestações culturais e homenagens no Bairro do Rosário, em Oeiras. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, símbolo da cultura negra na cidade, foi palco do Troféu Zumbi dos Palmares, idealizado pelo radialista Josafá Torres.

DSCF4320 (Cópia)

A honraria, que está em sua sexta edição, homenageia moradores da comunidade do Rosário e figuras de destaque em Oeiras. “Começou de uma ideia que a gente teve de festejar o 20 de novembro. Nós queríamos mesmo é que fosse feriado como hoje, de fato, está sendo. Já estamos na sexta edição homenageando pessoas que se destacam em nossa comunidade e também na nossa sociedade, dando exemplo aos nossos alunos”, ressalta Josafá Torres.

“O exemplo maior e legado é esse: dar exemplo de honestidade e de que ‘quando se quer se consegue’. O que vale é isso. Foi o que nos mostrou Zumbi com sua luta e sua garra. Deu a vida pela liberdade de nós negros,  sua raça”, completa o idealizador do Troféu.

O evento contou a presença de professores e alunos de escolas municipais e do Instituto Federal do Piauí, campus Oeiras, e participação do grupo Conguinhos, formado por estudantes da escola municipal Francisco Quirino – que retratam as tradições e passado dos negros através de cantos e danças em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, santos padroeiros do povo negro.

 

Por Jadson Osório

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração