Chegou a vez de Oeiras no sul do Piauí, receber a Feira da Agricultura Familiar! A primeira edição do evento na cidade, promete aquecer a economia local nesses três dias de evento, que vai contar com a participação de quase oitenta produtores da região. A abertura oficial da feira, aconteceu nesta sexta-feira (19). Até o próximo domingo (21), visitantes vão ter a oportunidade de ver de perto a força da agricultura familiar da região e aproveitar gratuitamente todos os espaços do evento que traz também vendas de diversos produtos, stands de exposição, culinária regional, arte e cultura e muito mais!
A Feira da Agricultura Familiar é executada pelo governo do estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), e tem como principal objetivo promover, incentivar e divulgar a produção de pequenos e médios produtores rurais do estado, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento local e regional da agricultura familiar.
O projeto, iniciado em 2022, vai acontecer anualmente nas principais cidades do Piauí com um papel importante na cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público, buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento comercial.
A Feira da Agricultura Familiar leva também a oportunidade para que os consumidores tenham acesso a produtos diversos e alimentos saudáveis e com procedência conhecida. O evento também incentiva a cultura regional levando artistas locais e nacionais.
A perspectiva dos organizadores é que, com o passar dos anos, sejam aumentados o número de expositores e produtos oferecidos. Para o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, o evento é uma oportunidade que dá voz e vez, ao pequeno agricultor que antes, não tinha aonde expor e vender seus produtos.
“É gratificante para nós do Emater ver a alegria e entusiasmo dos agricultores. Eles se sentem valorizados e conseguem ter nas feiras, uma grande oportunidade de negócio. Entendemos que além da capacitação que o Emater já oferece, é importante também apoiar projetos como esse, que mostram na prática, o talento e a qualidade da produção das famílias agrícolas do Piauí”, disse Leonardo Nogueira.
Fotos: Beatriz Holanda
Informações ASCOM EMATER/PI