Pular para o conteúdo

Dois piauienses defendem o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2021; abertura é hoje (23)

Kawan Pereira e João Falcão

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio 2021 terá início às 8h desta sexta-feira, 22. Dois atletas piauienses participam das Olimpíadas de Tóquio Japão que começam nesta sexta-feira, 23.

Um deles é o velocista piauiense João Henrique Falcão, 22 anos. Ele herdou a vaga no revezamento 4 x 400m misto do atleta Lucas Carvalho que escolheu disputar apenas os 400m. O outro escalado é Kawan Figueiredo Pereira. Ele disputa uma medalha pelos saltos ornamentais, plataforma 10 metros.

Piauí Hoje falou de forma rápida com João Falcão pelo WhatsApp. Ele não pôde conceder entrevista para a imprensa do Piauí por questões de patrocínio. A assessoria de imprensa do atleta explicou que existem cláusulas contratuais com o patrocinador, o governo do Maranhão.

“Tivemos uma exposição bastante delicada no Piauí, que impactou no patrocinador e para não fragilizar ainda mais a relação, a direção do Clube suspendeu o atendimento”, disse a assessora.

 

João Falcão não teve incentivo financeiro no Piauí e recorreu ao Estado vizinho para custear suas despesas como atleta profissional. Ele divide os treinos entre a pista de atletismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Timon.

Os demais classificados para o revezamento 4 x 400m misto são Geisa Coutinho, Tabata Vitorino, Tiffani Marinho, Anderson Henriques e Pedro Burmann. Esta é a primeira vez essa prova será disputada Olimpíadas.

joao falcao 578c0633236317650daa3435ed2f72e3a48587a0

Piauiense João Falcão disputa uma medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2021

Já Kawan Pereira nasceu em Parnaíba, mas ainda pequeno foi morar com a mãe no Distrito Federal, por onde é federado e por lá conheceu os saltos ornamentais. Ele treina no Instituto Pro Brasil, criado por Ricardo Moreira, Cesar Castro e Hugo Parise, que já representaram o país em Jogos Olímpicos nos saltos ornamentais.

kawan c4609cf667373bbfdc145d8339dd20794ae538fb

Kawan Pereira está em Tóquio e disputa pelos saltos ornamentais

Histórico de piauienses nas Olimpíadas

A primeira participação piauiense em Olimpíadas ocorreu em Atlanta, quando o lateral-esquerdo Zé Maria, natural da cidade de Oeiras, defendeu a Seleção e faturou um bronze.

Em Sidney 2000, Cláudio Roberto Sousa, de Teresina, integrou o time do Brasil no revezamento 4×100 e faturou a medalha de prata.

Já em Pequim 2008, José Teles de Souza, de Rio Grande do Piauí, foi o único brasileiro a completar a maratona. Nesse mesmo ano, a judoca Sarah Menezes fez sua estreia em Jogos, mas foi eliminada na primeira rodada.

Ela se firmou no circuito internacional e garantiu nova vaga, desta vez em Londres 2012, onde se tornou a primeira judoca campeã olímpica do Brasil. Foi a primeira mulher a ganhar uma medalha em competição solo. Também em 2012, o volante Rômulo faturou uma prata com a Seleção de futebol.

Já em 2016, a velocista Cristiane Silva, integrou o time feminino do revezamento 4x400m, mas não conquistou medalha.

PIAUIENSES EM OLIMPÍADAS:

Atlanta 1996: Zé Maria (futebol)
Sidney 2000: Cláudio Roberto (atletismo)
Atenas 2004: Cláudio Roberto (atletismo)
Pequim 2008: Sarah (judô) e José Teles (atletismo)
Londres 2012: Sarah (judô)  e Rômulo (futebol)
Rio 2016: Sarah (judô) e Cristiane Silva (atletismo)
Tóquio 2021: Kawan Pereira (saltos ornamentais) João Falcão (atletismo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Piauí Hoje

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração