Dom Edilson assume Diocese de Guarabira após atuação em Oeiras

Participe do nosso grupo de Whatsap

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 13 de maio de 2026, a transferência de Dom Edilson Soares Nobre da Diocese de Oeiras, no Piauí, para a Diocese de Guarabira, na Paraíba.

O bispo estava à frente da igreja diocesana oeirense desde 1º de abril de 2017, quando tomou posse na Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A nomeação para Oeiras havia sido anunciada pelo Papa Francisco em janeiro daquele ano.

Natural de Touros, no Rio Grande do Norte, Dom Edilson nasceu em 9 de maio de 1965 e construiu a trajetória religiosa entre o seminário, paróquias potiguares e funções administrativas na Arquidiocese de Natal.

Em Oeiras, conduziu atividades pastorais em municípios da região e acompanhou comunidades rurais que integram a diocese. Em 2023, recebeu o título de cidadão piauiense da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados ao estado.

Na CNBB, Dom Edilson integra a Comissão Episcopal para a Comunicação Social e também atua no Regional Nordeste 4 como bispo referencial da comunicação e secretário da comissão episcopal regional.

Com a transferência para Guarabira, a Diocese de Oeiras passa a aguardar os próximos encaminhamentos da Igreja sobre a sucessão episcopal.

Publicidade

Matéria Relacionada

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.