Pular para o conteúdo

Edward Snowden consegue asilo político na Rússia

olhar digital

Edward Snowden recebeu asilo político de um ano na Rússia. Nesta quinta-feira, 1, o ex-técnico da CIA finalmente pôde sair do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, onde estava há 39 dias, protegido pela zona de tráfego.

Seu advogado, o russo Anatoly Kuchenera, afirmou que o Serviço Federal da Imigração finalmente entregou os documentos que permitem o asilo temporário. Ele afirma que Snowden já deixou o aeroporto e foi para um local seguro, que não deverá ser revelado.

A concessão pode afetar as relações entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin. No entanto, o ex-embaixador russo em Washington, Yuri Ushakov, descarta a possibilidade e considerou o asilo “insignificante” para a relação entre os países.

Snowden ainda pode seguir para Bolívia, Venezuela, Equador e Nicarágua, que lhe também lhe ofereceram asilo político.

Delator da espionagem dos EUA

Snowden, de 30 anos, é procurado pelos EUA desde que divulgou ao jornal britânico The Guardian documentos que provavam que a NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana) espionava usuários comuns, suas ligações, e-mails e outras atividades.

As denúncias geraram desgastes com governos de diversos países, incluindo o Brasil, onde a NSA manteve uma de suas centrais do programa de vigilância – o que irritou o governo brasileiro

Fonte: Olhar Digital

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração