Pular para o conteúdo

Eletrobras alerta para risco de acidentes

ELETRO

Rede elétrica no interior do Piauí (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

A Eletrobras Distribuição Piauí (antiga Cepisa) alerta à população para que, em hipótese alguma, contrate ou permita que pessoa não autorizada pela empresa faça qualquer tipo de serviço na rede elétrica externa. No caso de trabalho interno na unidade consumidora, deve ser admitida, apenas, a intervenção de profissional com experiência na área.

A empresa considera alarmante o número de mortes ocorridas por intervenção de pessoas não habilitadas na rede elétrica. Nos últimos dias, foram três mortes por choque elétrico só em Teresina.

Segundo o coordenador do plantão da regional metropolitana da Eletrobras, Adail Viana, é comum o consumidor fazer gambiarra, autorreligação e até ligação nova ou pagar para que outros as façam. Ele alerta, no entanto, que há risco de morte tanto para quem intervém  na rede elétrica sem habilidade e sem os equipamentos de segurança, quanto para quem o contrata.

Viana explica que a má qualidade do serviço torna as pessoas dos imóveis vulneráveis a descargas elétricas e curtos circuitos, além de possíveis danos a equipamentos eletrônicos. Quem contrata o serviço também responde a processo penal por crime de furto de energia e por lesão corporal ou homicídio em casos de morte.

Ele ressalta que a rede elétrica interna de todo imóvel deve passar por manutenção pelo menos uma vez por ano, serviço que deve ser feito por profissional qualificado. O consumidor também deve ficar atento para não sobrecarregar a rede elétrica interna da residência, o que ocorre quando vários aparelhos são ligados em uma mesma tomada. Recomenda, ainda, o aterramento dos aparelhos elétricos e o uso de materiais e equipamentos adequados.

CCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração