O número é preocupante, mas todo mês a Eletrobras Piauí lança mais de 80 mil clientes no cadastro do Serasa, sendo que ao mesmo tempo a empresa ainda realiza mais de 20 mil suspensão de serviços.
A inadimplência junto ao órgão já chega a R$ 221 milhões, montante calculado somente até o mês de outubro. O valor equivale a quase duas faturas em aberto para cada consumidor do Estado.
Rafaela Moreira, assistente da Diretoria Comercial da Eletrobras, explica que antes da suspensão do fornecimento de energia, a empresa informa reiteradamente o débito ao consumidor.
“Em primeiro momento, fazemos a telecobrança, ou seja, ligamos para os consumidores informando o débito. Também trabalhamos com a negativação junto aos órgãos de proteção de crédito, o Serasa e o Cadim. Em segundo momento, fazemos os cortes e em casos mais extremos, trabalhamos com ações de cobranças judiciais”, disse Moreira.
Ela ressalta ainda que, em caso de débitos, o consumidor deve procurar a Eletrobras para o parcelamento da dívida.
“A empresa oferece o parcelamento da dívida com valores pequenos de entrada. Além disso, o consumidor pode parcelar o débito por meio do call center ligando para o 0800 086 0800 e fazer a negociação”, finaliza assistente da Diretoria Comercial da Eletrobras.
Além dos consumidores residenciais, 27 prefeituras no Piauí têm faturas atrasadas totalizando mais de R$ 15 milhões em débitos.
Fonte: Cidade Verde