Pular para o conteúdo

Enem: Segurança quer barrar “cola eletrônica” e terá delegacia móvel

A Segurança Pública do Estado anunciou nesta quinta-feira, 31, que fará operação para barrar fraude no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e assegurar que os candidatos se desloquem e façam a prova sem qualquer imprevisto. No estado, mais de 122 mil candidatos estão inscritos para fazerem a prova no domingo, dia 3, primeiro dia de teste.

As atenções estarão voltadas para barrar a “cola eletrônica”. Por isso, a Segurança confirmou que serão mantidas as vistorias eletrônicas e a biometria. A Polícia irá disponibilizar uma delegacia móvel para atender as ocorrências. Enem terá um PM em cada local de prova e viaturas extras para reforçar segurança. 

No Piauí, cinco inscritos vão usar o nome social para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O atendimento é voltado para pessoas que querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero. Do total de pouco mais de 122 mil inscritos também houve solicitação de atendimento para 58 lactantes, 43 surdos três vídeo prova  em Libras.

“No ato da inscrição, o candidato solicita o que vai precisar para a prova.  O surdo, por exemplo, pode solicitar um intérprete ou fazer por videoprova em libras. Seguimos as regras do Inep, sempre aprimorando a cada ano”, informou Norma Suely, coordenadora do Consórcio Aplicador no Piauí.

Participaram da reunião, o secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, além de representantes da Polícia Federal e Polícia Militar.

Central de Brasília conectado com o Piauí

O major Audivam Nunes, coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, informou que o Piauí ficará conectado com a Central do Enem de Brasília trocando informações e recebendo orientações.

Uma das grandes preocupações é a falta de energia nos pontos de aplicações de provas. Uma equipe do Equatorial ficará de plantão para as ocorrências.

Os locais com barulho, o Batalhão Ambiental será acionado para coibir a poluição sonoro para não prejudicar os candidatos.

As provas chegaram ao estado este mês e estão sob responsabilidade do Exército. No Piauí serão 312 locais de aplicação em 32 cidades. Para logística e segurança foi montada uma operação com órgãos Segurança, Correios,  Inep, além da empresa responsável pelo fornecimento de energia. Nesta quinta-feira (31), representantes dos órgãos se reuniram em coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

A coordenadora do Consórcio Aplicador do Enem do Piauí ressalta que a operação integrada tem tido resultados positivos e que no ano passado, pela primeira vez, não houve reaplicação das provas.

“Só no primeiro dia serão 510 policiais voluntários que se dispuseram a participar dessa operação. Vamos estar a postos para o que acontecer, desde o candidato que vai de ônibus e tem que ir até à escola para fazer a prova. Todos os PMs estão treinados para atuar”, disse o major Audivam Nunes.

O INEP elencou uma série de proibições aos candidatos que farão o Enem [veja abaixo]. O descumprimento às regras pode causar eliminação.

  • Usar óculos escuros e/ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas);
  • Não permitir que materiais próprios (máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio) sejam revistados;
  • Portar armas de qualquer espécie;
  • Receber informações referentes ao conteúdo das provas;
  • Realizar anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho;
  • Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido;
  • Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas;
  • Ingressar na sala com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos fora do envelope porta-objetos;
  • Não manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala provas;
  • Não manter aparelhos eletrônicos (celular e tablet) desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas;
  • Permitir que o aparelho eletrônico, mesmo dentro do envelope porta-objetos, emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme.

a7a1bbbd9447351a9c03bc02ff185000

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração