Pular para o conteúdo

Entidades ligadas ao diabetes defendem a oferta de análogos de insulina pelo SUS

Entidades que representam pacientes com diabetes relataram à Câmara dos Deputados na quarta-feira (26) dificuldades para obter análogos de insulina de ação rápida ou prolongada no Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos são utilizados no tratamento do diabetes tipo 1, que ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca células produtoras de insulina no pâncreas.

O tratamento da doença depende da reposição de dois tipos de insulina, com durações lenta e rápida. A de ação lenta geralmente é aplicada pela manhã e tem efeito por horas ou dias. Já as rápidas e ultrarrápidas são indicadas para antes das refeições.

A coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade, Vanessa Pirolo, disse que o problema do acesso às insulinas análogas no SUS não é novo.

“Estou cansada de lutar pela inclusão da insulina análoga de ação rápida no SUS. Ela foi incorporada, mas não é disponibilizada para as pessoas com diabetes tipo 1”, relatou ela, que participou de audiência pública conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O debate foi proposto pelos deputados Dr. Zacharias Calil (União-GO) e Flávia Morais (PDT-GO).

O Ministério da Saúde já reconheceu os análogos de insulina, disponibilizados em formato de canetas aplicadoras de 3 ml, como o melhor medicamento para tratar pessoas com diabetes tipo 1. Tomando por base as insulinas humanas, os análogos foram incorporados ao SUS em fevereiro de 2017 e começaram a ser ofertados em novembro de 2018.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração