Publicidades
Geral

Equatorial Piauí alerta para cuidados com equipamentos elétricos durante o home office

Para preservação da saúde e cuidados necessários nesse período de pandemia do novo coronavírus, muitos trabalhadores passaram a exercer suas atividades de forma remota, no sistema de home office. Assim, foi preciso preparar um local de trabalho em casa, para dar continuidade ao fluxo de demandas profissionais. Mas, é importante ficar atento ao uso de equipamentos durante esta fase.Em todos os aparelhos elétricos é importante observar primeiramente a voltagem correta. No caso do uso de equipamentos de voltagens diferentes, pode acontecer o não funcionamento ou até acidentes, chegando a danificá-los ou provocar uma situação insegura dentro de casa.

Com a necessidade do uso de diversos aparelhos ao mesmo tempo para a execução das atividades, é recomendado o uso de filtro de linha. Não devem ligar vários equipamentos conectados nos benjamins, os famosos “T”, pois podem causar um princípio de incêndio, devido à sobrecarga.

Já para a iluminação, caso seja necessário a troca de uma lâmpada, é importante desligar o disjuntor e, ao executar a troca, não se deve tocar na rosca e nem na parte metálica do bocal. O correto é segurar na parte de vidro da lâmpada.

Durante as atividades de trabalho, o celular se tornou ainda mais essencial, mas esse equipamento tão útil também merece cuidados. Não é recomendado o seu uso durante o carregamento. “Enquanto o aparelho celular está carregando, há um aquecimento da bateria, que pode ser intensificado em caso de utilização em ligação. E o risco pode ser potencializado, caso seja utilizado o carregador que não seja original de fábrica. Assim, reforçamos o alerta para atenção ao equipamento e aos acessórios”, explica Gilvan Monteiro, eletrotécnico da Equatorial Piauí

Evite consumir líquidos na estação de trabalho, mas caso consuma tenha cuidado, pois o derramamento de líquidos poderá danificar os aparelhos e causar choques elétrico. E ao final do expediente, recomenda-se a desconexão dos equipamentos da tomada, que evita possível curto-circuito e contribui para diminuir o consumo de energia. Com cuidados simples, é possível ter mais segurança e tranquilidade durante as atividades em home office.

“Alertamos a população sobre a importância de redobrar os cuidados com os equipamentos elétricos nesse período. Em caso de vítimas de choque elétrico, deve-se desligar o disjuntor ou chave geral, ligar para a emergência e não tocar na pessoa. Algumas medidas cautelosas no cotidiano fazem toda a diferença”, ressalta Gilvan Monteiro.

Fonte: Equatorial Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar