Pular para o conteúdo

Esquerda representa 26% do eleitorado brasileiro, aponta Ipec

Pesquisa Ipec revela que 37% dos eleitores brasileiros se identificam como de centro, 35% com a direita e 26% com a esquerda. Além disso, 27% se consideram completamente conservadores ou tradicionais, enquanto 23% se classificam como completamente modernos ou progressistas.

A pesquisa solicitou que os eleitores se classificassem em uma escala de 0 (completamente de esquerda) a 10 (completamente de direita). Desses, 23% se identificam completamente com a direita e 15% com a esquerda.

Quando questionados sobre conservadorismo e progressismo, 43% se posicionaram do lado mais conservador (0 a 4), contra 38% do lado mais liberal (6 a 10). Outros 17% marcaram a opção intermediária, entre o conservadorismo e o progressismo.

O número de pessoas completamente progressistas é maior entre eleitores com ensino superior (29%), de cor ou raça diferente de branca ou negra (30%) e sem religião ou que não são católicos ou evangélicos (30%). Já a porcentagem dos que se dizem completamente tradicionais cresce entre evangélicos (37%), moradores do Centro-Oeste (33%) e do Sul (32%) e com ensino fundamental (32%).

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. De acordo com reportagem do G1

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração