Pular para o conteúdo

Estátua Viva: Garota de 17 anos sofre de doença que transforma seus músculos em ossos

osso 1

Ela cuida meticulosamente de sua aparência com roupas da moda e maquiagem. É uma garota comum.

Mas, por trás da aparente normalidade, a adolescente está lutando contra uma doença genética bastante rara, devastadora, que a transforma em um tipo de “estátua viva”.

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, também abreviada como FOP, transforma músculos e tendões em ossos. Parece assustador, e realmente é! Seus braços tornaram-se presos em uma posição em que é impossível dobrá-los.

Vários ossos já cresceram em seus ombros, impedindo ou tornando quase impossíveis hábitos comuns do cotidiano, como escovar os dentes, lavar e pentear seus cabelos, necessitando da assistência diária de outra pessoa.

Qualquer tipo de batida, colisão ou apenas um apertão mais brusco pode ocasionar o nascimento de outros ossos. Uma cirurgia para retirá-los é absolutamente impossível, isso porque o próprio corte do bisturi provocaria o surgimento de novos ossos.

Deformidades físicas em nome de tradições religiosas!

“Meus amigos são fantásticos, eles penteiam meus cabelos por mim e me ajudam a colocar meu casaco, coisas que eu não posso fazer muito”, disse.

osso2
A condição é particularmente frustrante para Seanie Nammock porque quando foi diagnosticada com o problema ela era muito ativa em diversos esportes e frequentava com regularidade o ginásio. A doença foi diagnosticada em 2008 quando ela sofreu um acidente usando um trampolim e foi levada para o hospital.

Mesmo uma simples injeção de um dentista pode provocar o crescimento de ossos, de modo que ela precisa cuidar muito bem dos dentes para não ter problemas com cáries.

A família está tentando arrecadar quase R$ 500.000,00 para fazer uma jornada de caridade até o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, para fazer doações. A família não recebe nenhum tipo de apoio do governo britânico.

Fonte: Jornal Ciência

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração