Pular para o conteúdo

Estudantes desenvolvem repelente natural contra mosquito da dengue em Floriano, Piauí

Estudantes desenvolvem repelente contra mosquito da dengue em cidade do Piauí (Foto: reprodução)

Floriano, Piauí – Em uma iniciativa pioneira, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Fauzer Bucar, em Floriano, desenvolveram um repelente natural para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e outras doenças tropicais. O projeto, intitulado “É o Fim da Picada”, culminou nesta quarta-feira (29) com a distribuição de 50 frascos do repelente à comunidade.

O repelente, idealizado no laboratório da escola, utiliza ingredientes naturais como urucum e extrato de cenoura. A estudante Ana Beatriz destacou a experiência positiva de produzir os repelentes: “Além de aplicar os conhecimentos das aulas, foi gratificante contribuir para a proteção da nossa escola e da população.”

A aluna Ângela Daviny ressaltou a importância da conscientização: “Nosso projeto envolveu pesquisas de campo, produção de repelentes caseiros e busca ativa de focos de dengue. Queremos sensibilizar toda a comunidade escolar.”

 

Ceti Floriano

O professor orientador, Marco Aurélio, revelou que a próxima etapa é criar um aplicativo para mapear os focos do mosquito com base nos dados coletados. Além disso, os estudantes produziram painéis informativos sobre criadouros de larvas, sintomas e tratamento da dengue, e realizaram passeatas para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito.

As ações mobilizaram os professores de outras disciplinas e a comunidade, incluindo a escolha do nome e a criação do design visual do projeto. Cada turma desenvolveu atividades com materiais informativos para aumentar os cuidados contra o mosquito.

As escolas estaduais incentivam os estudantes a encontrar soluções para problemas reais do cotidiano. Esse protagonismo está sendo desenvolvido nas nossas escolas de tempo integral, estimulando a ciência e o desenvolvimento de competências e habilidades”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O Ceti Fauzer Bucar, escola pertencente à 10ª Gerência Regional de Educação (GRE), está contemplado no planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a modernização da infraestrutura.

A escola atende 257 estudantes do Ensino Médio, oferecendo Ensino Técnico de Desenvolvimento de Sistemas e Sistema de Energia Renovável. Com investimento de R$ 1,3 milhão, o Ceti passará por reformas na biblioteca, modernização dos laboratórios de informática e ciências, construção do refeitório e intervenções de manutenção predial.

Com informações Governo do Piauí 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração