Publicidades
Saúde

Farmacêuticos estão autorizados a aplicar vacina contra Covid-19

Farmacêuticos de todo o País estão autorizados, através de resolução, para aplicação da vacina contra a Covid-19.

No último dia 04 de maio foi publicada a resolução nº 704, de 30 de abril de 2021, que dispõe sobre a aplicação de vacina contra a Covid-19. A nova regra determina que o  farmacêutico pode imunizar a população tanto no setor público quanto do privado enquanto perdurar a pandemia. O profissional já é regulamentado a aplicar injetáveis e outras vacinas.

A publicação veio de encontro a capacitação em aplicação de vacinas e injetáveis que o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) vem realizando com os profissionais desde 2019. De lá pra cá, já foram qualificados mais de 500 farmacêuticos em todo o estado.

O curso de vacinas e injetáveis é obrigatório para que o profissional faça a aplicação de imunizantes, incluindo as vacinas contra a Covid-19.

“Esta era uma capacitação já oferecida pelo CRF, mas que devido a pandemia, se tornou ainda mais necessária, já que os farmacêuticos devidamente inscritos no CRF, e habilitados em aplicação de injetáveis, estão autorizados a participar das campanhas de vacinação contra a Covid-19”, explica Luiz Júnior, presidente do CRF-PI.

Nas últimas duas semanas, o Conselho de Farmácia realizou quatro turmas da qualificação, sendo duas em Teresina e mais duas em Parnaíba e Altos, respectivamente. Durante a prática do treinamento, os participantes efetuam vacinação gratuita em locais públicos, contra H1N1, sarampo (tríplice viral) e hepatite B.

“Em parceria com a Universidade Federal do Ceará, que certifica o curso, e com algumas prefeituras do interior, já habilitamos profissionais em todas as cidades polos do estado e vamos continuar a agenda dos treinamentos durante todo o ano de 2021”, afirma Luiz Júnior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo