Pular para o conteúdo

Fenômeno raro, chuva de granizo cai em Teresina

 

O conjunto Dirceu passou por um momento inusitado no final da tarde deste domingo (5). Uma chuva de granizo caiu na região. O fenômeno raro chamou a atenção da população que compartilhou fotos em redes sociais.

 

Foto: Reprodução Facebook Lêda Trindade/

leda trindade i

Segundo a meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, a chuva de granizo é rara, mas geralmente acontece em dias quentes. “Ele se forma quando há nuvens cumulus nimbus muito grandes verticalmente e há umidade na atmosfera. Num dia de calor, o ar quente leva esta umidade para o alto até as nuvens a cerca de 12 quilômetros do solo, região muito fria. Lá as gotas se formam, congelam e caem e sobem de novo e ficam nesse movimento de vai-e-vem até ficarem muito pesadas e, finalmente, caírem”, explica.

 

Imagem: Routgeo

granizo1
Como se forma o granizo

Sônia explica ainda que nesta época do ano, a região onde o fenômeno, que geralmente é bastante rápido, pode acontecer novamente é o norte do Piauí.

 

Em novembro foi registrada uma chuva de granizo na cidade de Morro de Chapéu, onde uma tempestade causou diversos estragos. Nos últimos meses também aconteceu um caso no município de Barras.

 

 Cidade Verde
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração