Pular para o conteúdo

Férias que nada! Estudantes da Ufpi lutam para ajustar calendário escolar

180graus visitou a Ufpi (Universidade Federal do Piauí) em Picos e conversou com os alunos, que passam por um verdadeiro “intensivão”, após a volta às aulas no mês de maio, em consequência de diversas paralisações. “O curso era pra ter começado em 2012 (no meio do ano), mas só começou em dezembro”, comenta TaynaraTaysa, estudante do curso de enfermagem.

Segundo os alunos, o 1º período que começou em dezembro, terminou em maio, enquanto o segundo vai até outubro e o terceiro até março de 2013. “Serão praticamente 3 períodos em 1 ano. Chegamos ainda a ter aula aos sábados e até à noite (como foi o caso da aula de histologia), lembrando que o nosso curso é integral (manhã e tarde)’, ressaltam os alunos.

Após passar períodos delicados devido a paralisações, a ideia agora é normalizar o calendário, contando com uma certa estabilidade pelo fato dos salários dos professores terceirizados ter ficado em dia.

Ao mesmo tempo, ainda há dificuldades para se trabalhar, como afirma o diretor de planejamento do DCE (Diretório de Controle Estudantil) Wemerson Fontes. “Atualmente a grade está cheia, não há espaço, por exemplo, para as disciplinas obrigatórias que deveriam ser estudadas nas férias. Também tivemos problemas com a formatura, além dos fato dos períodos ficarem menores e da carência que surgiu de professores substitutos com qualidade para cobrir as lacunas”.

O CAMPUS DE PICOS
Apesar das dificuldades enfrentadas por conta das paralisações, o campus Helvidio de Barros segue em expansão.

Criado em 2007, a partir do Reune (que é o projeto de expansão das universidades federais no país), com o acréscimo de 7 cursos, o campus passou a se expandir, tendo 9 cursos ao todo e agora, por meio da nova administração, busca ter independência, no que diz respeito às ações operacionais e ao orçamento, como comenta Wemerson Fontes. “Dentro da linha de expansão, busca-se cursos de pós-graduação para a universidade aqui”, revela o diretor do DCE.

Atualmente a Ufpi de Picos possui 4 mil alunos, com novas vagas para surgir, além de cerca de 80 professores (30 só no curso de enfermagem).ufpipicos-300x250e

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração