Pular para o conteúdo

Fiscalização e prevenção contra gripe aviária são intensificadas no Piauí

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), intensificou ações de fiscalização e prevenção contra a gripe aviária no Piauí.

De acordo com o Governo do Piauí, as ações estão sendo realizadas através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que alerta produtores para reforçarem atividade de prevenção da doença.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a medida foi tomada após 13 casos registrados de H5N1 em aves silvestres. A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapi, Fábia Rocha, informou que é importante que os produtores de granja comercial aumentem as ações de biossegurança.

“Produtores que tem granja comercial, aumentem as medidas de biosseguridade. Utilizem o arco de desinfecção, reforcem as telas nos galpões, e para os produtores que têm a criação como subsistência, a orientação é manter também a higiene dos comedouros, dos bebedouros e, ainda, busquem evitar contato das aves domésticas com a aves silvestres”, alertou.

Segundo o Governo do Piauí, não foram registrados casos no estado, e pede a população que caso encontra alguma ave doente comunique as autoridades. O secretário da Sada, Fábio Abreu, comentou que os piauienses não precisam criar pânico e podem comer frango e ovos.

“A população não precisa criar pânico, e pode consumir a carne de frango e os ovos comercializados. Até porque, essa doença não é transmitida através do consumo de alimento. Se alguém ver alguma ave morta ou doente, não toque ou recolha, comunique as autoridades competentes”, falou.

 

 

Fonte: Viagora

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração