Publicidades
DestaqueEsportesOeiras

Fisiculturismo: conheça o esporte que tem se popularizado na cidade de Oeiras PI

O fisiculturismo consiste em um sistema de treinamento e exercícios para fortalecer e aumentar a massa muscular. Durante as competições são avaliados e comparados a força, tamanho dos músculos, proporção, definição e estética. Apesar de ser um esporte de alto rendimento, o fisiculturismo ainda não está presente nas olimpíadas, mas existem competições em nível estadual, regional, nacional e mundial. O famoso ator, Arnold Schwarzenegger praticava o fisiculturismo.

Brenda Farias durante premiação- Fonte: arquivo pessoal

A oeirense, Brenda de Castro Farias de 27 anos é fisiculturista e conta que o seu primeiro contato com o esporte foi através do convite de um amigo para ir a um evento ajudar em uma pesquisa de campo, lá, Brenda conheceu pessoas, assistiu o campeonato e se interessou. “Como já praticava musculação passei a estudar sobre e a aplicar na prática”, explica.

 

As dificuldades do esporte

“O que mais me motivou a participar foram as opiniões de quem entendia. Falavam que eu tinha o perfil de atleta da minha categoria”, conta Brenda. Ao falar dos desafios do esporte, a atleta cita que o fisiculturismo exige muita disciplina e abdicação, além dos cuidados físicos, Brenda menciona o cuidado com o emocional e a saúde mental.

“Outro desafio pertinente que enfrentamos, é lidar com a visão preconceituosa de grande parte da população, por falta de conhecimento, associam o esporte somente ao uso de ergo gênicos e a mera exposição do corpo, principalmente as mulheres, e tentamos mudar isso. Além também, do desafio financeiro, porque o fisiculturismo é um dos esportes mais caros do mundo, exige grande investimento”, desabafa a fisiculturista.

Brenda explica que as competições acontecem a nível estadual, regional, nacional e mundial e que existem diversas federações com variadas categorias masculinas e femininas.

Brenda Farias é premiada

Brenda explica que as competições acontecem a nível estadual, regional, nacional e mundial e que existem diversas federações com variadas categorias masculinas e femininas.

“Cada uma segue um padrão de físico, apresentação e vestimentas. Eu me filiei inicialmente a federação IFBB-PI na qual participei do campeonato estreante em 2019 na categoria bikini fitness até 1,66 cm, estreei e ganhei TOP 1 (campeã). Em seguida competi no campeonato estadual piauiense e no nacional em São Paulo onde fui top 1, overall piauiense e top 5 brasileira, respectivamente. Em 2020 competi novamente no estadual piauiense e me consagrei Bicampeã bikini fitness. No mesmo ano, competi no Maranhão e ganhei primeiro lugar e overall (campeã entre as campeãs da categoria), neste campeonato tive a oportunidade de conquistar o PRO CARD, que é o cartão profissional.”

Brenda afirma que vê o esporte ficando mais popular na cidade de Oeiras, “isso me deixa feliz e acredito sim que possa sair grandes atletas daqui para competir em alto nível, basta haver mais incentivo e busca por informações”. A fisiculturista dá dicas para quem quer começar no esporte: “a primeira e principal dica é buscar profissionais da área que tenham experiência com o esporte para orientar. Estude sobre o esporte. Seja disciplinado e constante, se quiser se destacar”.

 

 

Por Beatriz Holanda e Sheron Weide

Comentários
PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo