O deputado estadual Franzé Silva (PT) anunciou que vai destinar emenda parlamentar, no valor de R$ 400 mil, para o projeto Mente em Foco, que tem como objetivo garantir o atendimento gratuito voltado à avaliação e diagnóstico de crianças neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
O projeto – que vai atender a crianças de 3 a 10 anos de idade no interior do Piauí, através de um ônibus adaptado com equipamentos e profissionais especializados, como neuropediatras – foi idealizado pela Secretaria de Estado para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e conta com apoio do Pacto pelas Crianças.
Franzé Silva explica que “as consultas são caras e muitas famílias não conseguem pagar, ficando sem diagnóstico, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças. Com esse projeto, vamos chegar ao interior do estado, garantindo atendimento gratuito, o diagnóstico e o laudo definitivo”.
“O ônibus será adaptado às necessidades das crianças, com atendimento como se fosse em um consultório. Vamos usar a telemedicina, com neuropediatras em Teresina, que, no prazo de quatro a cinco dias, expedirão os laudos, para que as pessoas possam ter acesso a saúde, educação e ao Benefício de Prestação Continuada”, assinala o deputado.







