Pular para o conteúdo

Frutas cítricas ajudam a combater as pedras nos rins

A formação de pedras nos rins não é um problema que surge somente em função de fatores que estão fora de nosso controle, como a genética. Ao contrário: uma das principais causas é a alimentação com excesso de sódio, açúcar e proteína. Mas além de diminuir o consumo dessas opções, ingerir certos alimentos, especificamente um grupo de frutas, ajuda a prevenir a doença.e3a3fedc5474c7912e4ddb5f39fc6d4b

Pedras nos rins: por que elas se formam?

Tecnicamente chamadas de cálculos renais, as pedras nos rins se formam por causa da cristalização de sais minerais presentes na urina. Esse processo é decorrente do desequilíbrio de componentes da urina, como ácido úrico, fósforo e cálcio. Em consequência, pode haver dor nas costas, sangramento e dor ao urinar, náuseas e vômitos. O tratamento é feito com medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Alimentos que previnem

Beber água e manter uma dieta com quantidades adequadas de sal, açúcar e proteína é fundamental para prevenir a formação dos cálculos. Porém, consumir frutas cítricas também ajuda, já que elas têm componentes importantes para evitas as pedras.
De acordo com o urologista Guilherme Maia, do Hospital Santa Joana Recife, alguns estudos mostram que a vitamina C e o citrato presente nas frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, ajudam a combater os radicais livres e a regular o PH da urina, o que diminui a formação de pedras.
Fonte: Bolsa de Mulher

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração