Publicidades
DestaqueOeiras

Gerente da 8ª GRE fala sobre trabalho da gerência no ano de 2020 ressaltando o bom resultado dos alunos da rede estadual de ensino no Enem

Em entrevista ao Portal Integração, a Gerente da 8ª GRE, Tatiane Barbosa de Carvalho, falou sobre o trabalho da gerência no ano de 2020, ressaltando os bons resultados obtidos pelos estudantes no último ENEM, falou ainda do Programa Pro Piauí e destacou a importância da continuidade do Programa Juntos Para Avançar que inicia em maio a sua Fase 2.

A 8ª Gerência Regional de Educação em Oeiras, na gestão da gerente Tatiane Barbosa de Carvalho, tem se empenhado em garantir suporte às escolas jurisdicionadas na oferta de ensino de qualidade aos estudantes, buscando meios que proporcionem eficiência e equidade no processo de ensino e aprendizagem. O ano de 2020 trouxe uma série de dificuldades e limitações que se impuseram a todas as redes educacionais, entretanto, buscou-se realizar um trabalho responsável e comprometido com as necessidades de toda a comunidade escolar atendida pela 8ª GRE. Todos os setores da gerência empenharam-se em fazer o melhor, trabalhando com seriedade e competência nesse momento que se apresenta com tantos obstáculos, mas também com muito aprendizado.

A parceria com o Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro mostrou-se muito importante para a superação de algumas dificuldades e na organização de ações com o objetivo de garantir a aprendizagem dos estudantes, reduzir as desigualdades de acesso às aulas e mitigar o abandono e a evasão.

Em um ano tão atípico de ensino remoto, as escolas por meio de seus gestores, professores, alunos e famílias mostraram que quando se faz educação com seriedade, competência e foco é possível superar os obstáculos e ir além do que se esperava e foi exatamente isso o que ocorreu com os alunos da cidade de Oeiras e também dos municípios jurisdicionados à 8ª Gerencia Regional de Educação que deram um show de aprovações, colocando a cidade de Oeiras em destaque.

Graças a estes alunos e ao trabalho realizado pelas escolas e pela 8ª GRE, hoje Oeiras, enquanto sede da gerência, é notícia em todo o Piauí, voltando a ser referência de ensino. Nenhuma outra GRE conseguiu tanta aprovação em cursos de alta concorrência.

Só para medicina foram 05 aprovações da 8ª GRE: o aluno Icaro Emanuel e Gabriel Nunes do CETI Desembargador Pedro Sá, o João Henrique do CETI Rocha Neto (aprovado em 2 lugar), a aluna Ester Vasconcelos da Unidade Escolar São Sebastião do município de Tanque do Piauí e a aluna Glória Maria da Unidade Escolar Professor Luiz Ubiraci de Carvalho do município de Isaías Coelhos, jurisdicionado à 8ª GRE.

Mas, além de Medicina, os estudantes das escolas da GRE, destacaram-se em outros cursos, mostrando o seu potencial e foco em alcançar seus sonhos. Grande parte das vagas das Engenharias, Direito, Enfermagem e Licenciaturas foram ocupadas por alunos da 8ª GRE.

Temos ainda um exemplo de superação. Nosso querido aluno Mateus Cavalcante da turma de AEE da escola Orlando Carvalho. Mateus sempre foi um exemplo de determinação e conseguiu superar suas limitações sendo aprovado para o curso de Letras Português na UESPI.

É importante destacar, nesse contexto, que o governo do Estado, por meio do Programa PRO Piauí, está implementando ações de melhoria na estrutura das escolas, bem como na mitigação de desafios educacionais. O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí em que a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistado na Justiça pelo Estado será aplicado integralmente nas escolas da rede estadual.

Os valores investidos por meio do PRO Piauí começam a formatar um novo tempo para a Educação piauiense. Um cronograma de 126 obras já movimenta uma quantia no valor de R$ 43.273.086,48 em escolas da rede estadual visando levar desenvolvimento social para os municípios.

O governador sempre teve uma grande preocupação com os piauienses que não tiveram a oportunidade de estudar na idade de certa, nem de se alfabetizar e agora estas pessoas estão sendo colocadas como prioridade. Assim, o programa de jovens e adultos dentro do PRO Piauí, passa a ter uma meta muito ambiciosa que é a de alfabetizar cerca de 200 mil pessoas até o final de 2022, garantindo aos 224 municípios turmas de alfabetização de modo que seja possível erradicarmos o analfabetismo, uma vez que isso impacta na qualidade de vida das pessoas. É importante enfatizar que esta ação partiu de um Projeto de Lei relatado pelo Deputado Estadual Limma.

Em suma, esse período de Pandemia está sendo muito difícil para todos e para a Educação é um desafio enorme a ser superado. Contudo, um trabalho feito com amor, compromisso e responsabilidade gera bons frutos e é visto com respeito e valorização. Assim, a 8ª GRE, seguindo as diretrizes da rede estadual de ensino, está realizando a Avaliação Diagnóstica com seus estudantes, como estratégia de acompanhamento da Fase 1 do Programa Juntos Para Avançar, visando dar continuidade na Fase 2 e no ensino remoto com evidências para um trabalho de aperfeiçoamento do que tem sido feito e também para a recuperação das habilidades que, por ventura, não foram adquiridas. Nesse sentido, a participação e o empenho de todos os gestores escolares, professores e alunos têm sido essenciais para o sucesso deste trabalho. Cada um tem se esforçado ao máximo, tem dado o seu melhor e isso é motivo de orgulho e gratidão para a 8ª Gerência Regional em Oeiras.

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo