Pular para o conteúdo

Governador inaugura UPA e participa da Romaria da Terra e da Água em Oeiras

uoaO governador Wellington Dias cumpre agenda em Oeiras no próximo sábado, 17. Na cidade, ele inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a primeira gerida pelo Governo do Estado. A unidade, que deve atender a uma população estimada de 121.120 habitantes de Oeiras e região – com média de 150 atendimentos por dia, teve projeto elaborado ainda no segundo governo do Wellington Dias, quando o deputado federal Assis Carvalho era secretário de Saúde.

A ordem de serviço foi assinada em 2010 e foram investidos quase R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Saúde e Governo do Estado.

A UPA terá atendimento 24 horas, com dois médicos plantonistas por dia, tendo sete leitos de observação.  Os serviços de urgência e emergência, clínicos, pediátricos e traumatológicos não serão atendidos diretamente no Hospital Deolindo Couto, e, sim na Unidade de Pronto Atendimento, com exceção da obstetrícia. Para os casos de maior complexidade, através da Central de Regulação, o paciente será encaminhado para um hospital de referência.

A inauguração oficial do espaço de Saúde está prevista para as 16h30 do sábado.

Ministro na Romaria da Terra e da Águaromaria-terra-piaui-cartaz-oficial-300x250e

Wellington também é esperado na abertura do 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que acontece em Oeiras nos dias 17 e 18 e promete reunir cerca de 10 mil pessoas. Também está prevista a participação do ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário, no evento que visa contribuir para a formação política do homem do campo e anunciar experiências de vida daqueles que lutam pelo direito à terra e à água no sentido de implementar políticas públicas voltadas para a reforma agrária e agricultura familiar.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura(Fetag) existem em todo Piauí 200 mil famílias sem terra para morar e trabalhar. O Piauí se caracteriza como um Estado economicamente agrário, onde 43,11% da sua população ainda reside na zona rural. Além disso o Estado do Piauí, nos últimos anos, vem passando por períodos difíceis, pois desde 2012, enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos.

O evento é capitaneado pela Diocese de Oeiras e tem o apoio de entidades como o Fórum de Convivência com o Semiárido, a Fetag, Obra Kolping, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas e sindicato dos trabalhadores rurais.

 

Da redação | Portal Integração

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração