Pular para o conteúdo

Governo aprova redução nos juros dos empréstimos consignados para aposentados e beneficiários INSS

Imagem ilustrativa - reprodução

Nesta quinta-feira, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, por maioria governista, uma redução nos juros do consignado para aposentados do INSS e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O teto, anteriormente em 1,76%, caiu para 1,72%, seguindo a proposta do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

A redução, válida em oito dias úteis, impacta também os juros do cartão consignado benefício, atualmente em 2,61%. O ministro Lupi, em constante disputa com os bancos, busca alinhar os juros aos cortes da taxa Selic realizados pelo Banco Central desde agosto do ano passado.

Os bancos, contrários à estratégia do ministro, alegam que a taxa Selic não é referência para empréstimos e defendem o uso da taxa do DI (Depósito Interbancário) como parâmetro, considerando o prazo médio de dois anos. Essa metodologia é usada no mercado financeiro para investimentos em renda fixa.

Tonia Galleti, do Sindicato Nacional dos Aposentados, sugere que a aprovação da sistemática dos bancos pode ocorrer, o que alinharia o consignado ao mercado financeiro. Ela ressalta que os cortes podem persistir, discutindo a busca pela forma adequada de se chegar aos resultados desejados.

 

Com informações site O Globo

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração