Pular para o conteúdo

Governo vai repor salários descontados dos professores da Uespi

 

UESPI300 1O Governo do Estado vai repor os valores descontados dos servidores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que participaram da greve da categoria. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, dia 29, durante audiência realizada no Ministério Público Estadual para debater o assunto.

O procurador do Estado do Piauí, Luiz Gonzaga Viana Filho, informou que os salários serão devolvidos até o mês de dezembro. É estudada a possibilidade da formulação de uma folha de pagamento suplementar. Entretanto, como esse procedimento exige trâmites burocráticos maiores e mais complexos, o mais provável é que os valores sejam adicionados aos contracheques referentes ao mês de novembro – que são pagos no início do mês seguinte.

Os dias não trabalhados durante o movimento grevista também serão repostos pelos professores. Essa foi a condição do governo para firmar o acordo com a categoria. “Os docentes se comprometeram em repor todas as aulas até fevereiro do próximo ano. Se ficar constatado que algum deles não cumpriu o calendário, haverá novo corte”, explica o procurador.

Lina Santana, presidente da Associação dos Docentes da Uespi, avalia o recuo do governo como uma vitória da categoria. Segundo ela, aproximadamente 50% dos professores da instituição foram afetados. “Nos campus de Oeiras e Floriano, por exemplo, todos os docentes foram prejudicados. Até professores afastados por licença médica tiveram valores descontados dos contracheques”, diz a representante da classe.

O promotor Fernando Santos estabeleceu um prazo de cinco dias para que a administração da Uespi explique os critério adotados no corte dos pontos. A demanda será levada ao reitor Carlos Alberto pelo pró-reitor Francisco Canindé Dias Alves, que representou a instituição na audiência.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração