Pular para o conteúdo

Greve da UESPI prejudica Oeiras e Região

UESPI Diretor - Campos Possidônio Queiroz Oeiras - Harlon Homen de Lacerda

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está em greve, isso é preocupante, é uma situação alarmante, a educação é um direito de todos e não pode ser interrompida.

A sessão plenária da câmara de Oeiras recebeu na última segunda-feira, 25, Harlon Homen de Larceda o Diretor da UESPI Campus Possidônio Queiroz; representando a instituição ele fez apelo ao poder público para uma solução mais justa e imediata. O Diretor questionou que a greve da instituição é justa, por que eles estão requerendo um direito adquirido.

“A nossa greve é pelas pautas históricas como; concurso público para professores e técnico administrativo efetivos, Infraestrutura adequada, pedimos imediata revogação da lei 6.772/16, que foi aprovada em março a revelia de qualquer categoria deste estado”.

Segundo o Diretor, o Governo junto com a ALEPI aprovou aquela lei que no seu art. 4º dá direito ao Governador acabar com qualquer cargo vago.

A UESPI de Oeiras tem atualmente 40 professores, destes apenas 7 são efetivos, 33 são substitutos e a maioria com contrato que irá encerrar e estão sem a possibilidade de renovação. A instituição conta com 4 técnicos administrativos que precisam de planos de salários e carreira, a instituição conta com 25 bolsistas, que estão com bolsas atrasadas. Deste de 2010 que os professores temporários estão sem reajustes, os seus salários estão abaixo do piso da educação básica.

Harlon também criticou o governo, com relação a ordem de serviço de 5 milhões de reais para a construção do novo campus da UESPI de Oeiras. “Sem gente para dar aula e trabalhar para quê serve esse prédio”.

O que a UESPI quer é a revogação dessa lei, o Diretor listou vários motivos os quais colocou a instituição em Greve.

Além da revogação da lei 6.772/16, falta de livros, falta de estruturas adequadas, falta de residência universitária, falta de restaurante universitário, falta de Professores efetivos, falta de programa de auxílio moradia descente para os alunos. “A UESPI não pode pagar pela crise”.

“A UESPI é o Piauí, sem a UESPI o Piauí vai perder muito, é nela que a gente garante tecnologia; a UESPI é Necessária, ela não pode acabar”

Por: Edvan Oliveira

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração