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Greve dos bancários: saiba o que pode ser feito sem as agências

 

greve bancariosSem acordo entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancários entraram em greve nesta terça-feira por tempo indeterminado. De acordo com o Procon-SP, mesmo com a paralisação dos serviços, os clientes ainda são obrigados a pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que seja efetuado o pagamento.

A entidade de defesa dos consumidores ainda recomenda entrar em contato com a empresa para pedir opções de forma de pagamento (internet, casas lotéricas ou código de barras para pagamento em caixa eletrônico). Esse pedido deve ser documentado, para que o consumidor tenha como provar que tentou efetuar o pagamento.

A entidade ainda alerta para que não sejam adquiridos, sem conhecer, pacote de serviços oferecidos por bancos, com a intenção de facilitar a quitação de débitos durante a greve. Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a greve é um risco previsto nas atividades de um banco, portanto, ele também é responsável pelos prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.

A Febraban ressaltou que os clientes podem realizar operações bancárias sem ir ao caixa do banco. De acordo com a federação, a população tem à disposição caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, operações por telefones e correspondentes (casas lotéricas, Correios, supermercados, entre outros estabelecimentos autorizados a realizar as transações).

Caixas eletrônicos

O cliente pode efetuar pagamentos (desde que não estejam vencidos), saques, consulta de saldo, depósitos, transferências, contratações, recebimento de benefícios, talões de cheque, bloqueio de desbloqueio de cartões, investimentos e recarga de celular.

Internet

Pelo internet banking, é possível fazer consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, informe de rendimentos, investimento, poupança e aplicações e transações agendadas.

Além disso, podem ser feitos agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueto de cobrança; pagamento de impostos, licenciamento de veículos e recarga de celular.

Telefone e Celular

Por telefone é possível efetuar o pagamento de boleto a vencer, mesmo sendo de outra instituição, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas. Além disso, é possível consultar saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.

Por celular, geralmente, é possível consultar saldos, verificar extratos, comprar e vender ações, e recarregar o celular.

Correpondentes

Em supermercados, Correios, casas lotéricas e outros estabelecimentos autorizados, é possível pagar contas, sacar dinheiro e benefícios, depositar, consultar saldos e extratos de contas correntes e poupanças, fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda), entregar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser reclamar, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da fundação.

Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.

Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.

Terra

 

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