Pular para o conteúdo

Grupos de caminhadas mobilizam população em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo ações para melhorar a qualidade de vida da população.  Um exemplo desta iniciativa são os grupos de caminhada, coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que existem desde 2010, mas que foram incrementados a partir de 2013 com o objetivo de criar a cultura da pratica de exercícios na zona urbana e zona rural da cidade.

01

Segundo a Coordenadora do NASF, a nutricionista Márcia Estevão, os grupos são acompanhados diariamente na e cerca de 30 a 80 pessoas em média participam das atividades.  Ainda de acordo com ela, uma novidade que vem se destacando são exercícios realizados com ligas de baladeira.

 

“Observamos que a participação nos grupos melhorou a partir da realização dos exercícios com as ligas. Além disso, a prática diminui o estresse, a ansiedade e melhora a autoestima”, destacou.

02

O profissional de educação física do NASF, Rondnelly Camarço, explica que a terapia com liga de baladeira traz inúmeros benefícios.  “Além de exercitar o corpo, ela auxilia na agilidade, na coordenação motora, no equilíbrio e na força muscular. Os participantes também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória”, pontuou.

 

Os grupos contam ainda com o apoio da profissional de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer Gleydsiane e das Equipes de Saúde da família. As atividades são organizados da seguinte forma: acompanhamento diários às 17h; segunda-feira – localidade Fomento e Praça da Juventude; terça-feira – Praça Nossa senhora da Vitória; quarta-feira – Praça Zé de Helena e Praça do Rosário; quinta-feira – Praça do Morro do Leme; e sexta-feira- Praça do Estádio Gerson Campos. Na zona rural as atividades acontecem semanalmente nas diversas localidades.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração