A Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) efetuou, nesta segunda-feira (30), a prisão preventiva de um homem em Fortaleza, no Ceará, suspeito de aplicar golpes com falsos anúncios de veículos no Facebook em pelo menos duas vítimas do Piauí.
Durante a ação, que contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), também foram realizadas diligências no município de Sobral, mas o segundo suspeito de participação no esquema criminoso não foi localizado.
Segundo o delegado Humberto Mácola, a dupla cobrava o pagamento de uma “taxa” para garantir a reserva do veículo mas, ao receberem a transferência dos valores, excluíam as postagens e criavam novos anúncios.
“As vítimas efetuavam o pagamento por pix para esses criminosos, acreditando que estavam adquirindo o carro e pagando uma taxa de garantia dessa venda, mas após o pagamento desses valores os criminosos sumiam, acabavam com a paginas e criavam outras”, explicou.
Conforme o DRCI, o prejuízo às vítimas piauienses totaliza cerca de R$ 13 mil. Por conta disso, o delegado Humberto Mácola reforça as precauções que devem ser tomadas durante as negociações na internet.
“É importante que pessoas e usuários da internet não acreditem nesses anúncios. Se no momento da venda forem adquirir o veículo, efetuar esses pagamentos para pix de empresas verificadas e, se for possível, ir até o local e verificar se o veículo existe”, concluiu.
Fonte: Cidade Verde