Pular para o conteúdo

Hospital de São João do PI realiza cirurgias por videolaparoscopia

Quatro pacientes foram contemplados com as primeiras cirurgias minimamente invasivas, através da videolaparoscopia, no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques, em São João do Piauí. Há um ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando esses procedimentos cirúrgicos em 15 hospitais da Rede Estadual de Saúde. O hospital de São João do Piauí é o mais novo contemplado com o equipamento.

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior essa mais nova unidade de saúde a contar com a torre de videolaparoscopia vai ajudar a desafogar a fila de espera no estado. “Mais um hospital contemplado com este equipamento, que possibilita cirurgias mais precisa e menos invasiva. Desde que iniciamos este trabalho de envio de torres para os hospitais regionais, como forma de descentralizar a saúde, levando procedimentos de alta complexidade para mais próximo da nossa população quase quatro mil pessoas foram beneficiadas”, destaca o gestor.

As cirurgias iniciais no Hospital Regional Teresinha Nunes Marques foram um sucesso, os quatro pacientes já estão em alta. Novos procedimentos estão programados para o final do mês de julho, por meio dos Mutirões de Cirurgias Eletivas da Sesapi. “Inicialmente iríamos atender 05 pacientes, mas um testou positivo para a Covid-19, e não pode ser operado. Nossa unidade de saúde está muito feliz com este novo equipamento, que vai nos ajudar à acelerar nossa fila de espera. No final deste mês estamos programando novos procedimentos por meio dos mutirões”, disse a diretora do hospital, Vilma Moraes.

WhatsApp Image 2022 07 12 at 10.57.56

A torre videolaparoscopia é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos, assim possibilitando sua utilização em cirurgias de diversas especialidades.

“A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos como cirurgia geral, de vesícula, biópsias intra-abdominais, cirurgias de esôfago, estômago, além de serem utilizadas nas áreas de ginecologia, urologia, ortopedia, otorrino e neurocirurgia Com ela é possível tratar a área afetada de uma forma cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de fazer grandes incisões. O acesso as cirurgias de videolaparoscopia a Rede Estadual de Saúde é através da fila de regulação do Sistema Único de Saúde”, destaca o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Web Piauí

Comentários
Publicidade
Links

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração