Pular para o conteúdo

Hospital Regional de Oeiras está preparado para receber pacientes com coronavírus

Em entrevista exclusiva ao Portal Integração, o diretor do Hospital Regional Deolindo Couto, localizado na cidade de Oeiras-PI, Alípio Sady, falou sobre o HRDC estar preparado para receber pacientes que estejam com coronavírus.

O diretor do HRDC nos informou que, no final do mês de janeiro de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde trabalhou um plano de contingenciamento, um Plano Estadual, onde todos os hospitais da rede estadual de saúde estejam preparados pra receber os pacientes com suspeita ou até mesmo com confirmação de casos de coronavírus.

“Pra isso, a Secretaria de Saúde disponibilizou que a gente fizesse a compra de equipamentos pra montar uma sala de contenção, uma sala que vai ficar reservada, preparada com equipamentos, medicamentos e com profissionais pra receber esses pacientes”, informou Alípio Sady.

De acordo com o diretor do HRDC, o plano para tratamento da doença é o Plano Estadual, mais que tem parceria com hospitais de retaguarda, como o Hospital Natan Portela, hospital de referência para doenças contagiosas.

“O plano é o Plano Estadual, mais temos hospitais de retaguarda como o Hospital Natan Portela, hospital de referência pra doenças contagiosas. Toda a condução desses pacientes vai passar por protocolos. Precisamos informar que o coronavírus nada mais é do que uma gripe e que o tratamento do paciente pode ser feito através de internação e também através do tratamento domiciliar. Toda condução do caso vai depender do desenvolver e de como esse paciente vai chegar à nossa instituição. Se ele se encontrar em um estado mais grave vai ficar internado, se houver necessidade de um atendimento mais especializado com infectologistas em um hospital de referência temos condição de estar transferindo o paciente para o Hospital Natan Portela. Se for um paciente que apresenta sinais e sintomas que são possíveis ser tratados em casa, ele vai ficar em tratamento domiciliar”, afirmou.

Alípio relatou também que a equipe do HRDC está se preparando para receber esses casos e a condução vai ser feita através do que está definido dentro dos protocolos e do Plano Estadual que foi montado pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Romário Britto

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração