Pular para o conteúdo

Hospital Regional Deolindo Couto recebe arco cirúrgico para ortopedia

Arco

Raio – X móvel e Arco Cirúrgico novos equipamento para o Hospital Regional

Cerca de 403 pacientes do território Vale do Canindé e cidades vizinha foram beneficiados em consultas oftalmológicas e 325 cirurgias de catarata no Hospital Regional Deolindo Couto em Oeiras. Foram realizadas as triagens, exames e cirurgias através do mutirão de Cataratas realizado nos dias 05 a 09 de dezembro de 2018.

Foram iniciadas as triagens e exames dos pacientes na quarta-feira, 05, as cirurgias foram realizadas neste final de semana, de 07 a 09 de dezembro onde 325 pessoas foram beneficiadas com a cirurgia de cataratas.

Centro02

O projeto do Mutirão de Cataratas foi realizado através dos recursos da emenda parlamentar do deputado federal oeirense, Assis Carvalho, beneficiando pacientes de Oeiras e todo o território do Vale do Canindé e municípios de outros territórios próximos a Oeiras num total de 25 cidades. Além do mutirão no sábado, 8, o Hospital Deolindo Couto recebeu equipamentos para facilitar o atendimento aos pacientes que são atendidos naquela instituição. Foram entregues um Arco Cirúrgico e um aparelho de Raio-X móvel.

Assis

Assis Carvalho e Alipio Sady

Em entrevista, o deputado federal Assis Carvalho falou da importância do investimento na saúde do povo. “Temos uma quantidade muita elevada de pessoas com cataratas e tenho colocado recursos através de emendas parlamentares para facilitar o atendimento dessas demandas. O nosso objetivo é treinar uma equipe permanente para que possamos fazer esses atendimentos sem que seja necessária realização de mutirões, e seja realizado esses atendimentos rotineiramente para a população de Oeiras e região. Precisamos treinar profissionais e capacita-los para realizarem esses atendimentos, equipar com infraestrutura adequada para atenderem essas demandas”, disse o deputado.

IMG 4567
Assis Carvalho também realizou a entrega de mais dois equipamentos para o Hospital Regional Deolindo Couto, sendo Arco Cirúrgico e um Raio-X móvel, melhorando a capacidade de atendimento ortopédico e a realização de cirurgias complexa. “Oeiras passa a ser um dos hospitais mais bem equipados no interior do estado do Piauí”, finaliza o deputado.

Já o deputado estadual eleito Francisco Costa, ex-secretário estadual de saúde do estado do Piauí, esteve acompanhando o deputado federal Assis Carvalho na visita ao Hospital Regional de Oeiras. “Agora com a chegada do Arco Cirúrgico o equipamento beneficiará na área da ortopedia em Oeiras podendo fazer as cirurgias complexas que antes não era possível fazer em Oeiras, só podendo se fazer no Hospital Getúlio Vargas em Teresina. O Hospital Deolindo Couto, avança a passos largos tornando-se um hospital mais resolutivo no interior do Estado”, pontua Francisco Costa acerca dos investimentos na saúde na região de Oeiras.

IMG 4650

Francisco Costa em entrevista

Ainda de acordo com Francisco Costa esse é um grande avanço para a saúde dentro do território Vale do Canindé. “O paciente da cidade de Oeiras ou região que tivesse uma fraturar no fêmur não tinha como ser operado aqui, teria que ser transferido para Teresina. Sabemos da lotação a sobrecargas dos hospitais em Teresina onde muitas vezes tinham que ficar esperando uma liberação da regulação para levar estes pacientes, o que acabava gerando um grande desconforto. Tão logo que estes equipamentos sejam instalados os profissionais que já atendem em Oeiras terão um equipamento capaz de realizar esses procedimentos cirúrgicos aqui mesmo facilitando o atendimento dos pacientes”, conclui o ex-secretário.

IMG 4685

Diretor do Hospital Regional Deolindo Couto, Alpio Sady primeiro esquerda.

Na avaliação do diretor geral da instituição, Alípio Sady, o mutirão de cirurgias de catarata foi um sucesso, tendo superado a meta estabelecida pela SESAPI que era de 300 cirurgias. Segundo ele, “isso se deve ao fato do Hospital Regional Deolindo Couto ter recebido importantes investimentos em infraestrutura e equipamentos através do Governado do Estado e das emendas parlamentares do Dep Federal Assis Carvalho, além do empenho de toda a equipe do hospital que não mediu esforços para cumprirmos essa missão”

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração