Publicidades
Geral

IBGE lancará edital para contratação de 3 mil pessoas para novo censo no Piauí

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve publicar, até o final do mês de fevereiro, os editais para contratação de recenseador e agente censitário supervisor  para a coleta de dados do Censo Demográfico 2020. O processo seletivo simplificado será retomado e a previsão é de 3 mil vagas para o Piauí.

O chefe da unidade estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, informa que a coleta do Censo 2020 terá início em agosto de 2021. “Estamos retomando o planejamento para que a equipe de campo do IBGE volte a visitar todos os domicílios do país a partir do dia primeiro de agosto”. 

O edital está previsto para sair até o final do mês de fevereiro. Serão ofertados dois cargos: recenseador e de agente censitário supervisor. Para recenseador, a exigência é de ensino fundamental enquanto para supervisor é necessário o ensino médio.

O processo seletivo e a coleta de dados foram suspensos em março de 2020 devido o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. “Nós já havíamos divulgado esses editais em março do ano passado, mas tivemos que suspender e devolver, inclusive, a taxa de inscrição (aos que pagaram). Agora, nós iremos retomar esse planejamento”. 

“No mês de março do ano passado, nós já havíamos contrato uma pequena parte, cerca de 52 pessoas aqui no estado. Essas pessoas já estão contratadas. Nós vamos ter que contratar pouco mais de 3 mil pessoas, que irão ao trabalho de campo, de coleta, os recenseadores, bem como a equipe que vai supervisionar esse trabalho de campo. Portanto, há essa expectativa para que sejam contratadas mais de 3 mil pessoas apenas no Piauí”.

A coleta foi adiada em um ano. Inicialmente, a coleta ocorreria em agosto de 2020, mas, devido a pandemia, precisou ser remarcada. “No mês de março, nós tivemos o início da pandemia, tivemos que ter tempo para nos planejar, preparar o treinamento, enfim, para adequar todo o protocolo a uma situação de pandemia”.

A contratação acontece por meio de processo seletivo simplificado, com provas. “Vale destacar que terão vaga em todos os municípios do estado. As vagas são divididas para os 224 municípios”.

IBGE lancará edital para contratação de 3 mil pessoas para novo censo no Piauí 2

Leonardo Passos explica que o Censo é uma pesquisa domiciliar que visita todos os domicílios do país. Os servidores do IBGE devem estar identificados e paramentados para fazer o trabalho com a maior qualidade e tranquilidade.

“Há muito tempo essa coleta era feita por questionário de papel, mas, desde o Censo 2007, nós fazemos a coleta por meio de dispositivos móveis, uma espécie de smartphone adaptado”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar