Pular para o conteúdo

IBGE revela que 76% dos municípios do Piauí o transporte é o mototaxi

A mais recente pesquisa do IBGE sobre os municípios, divulgada nesta quarta-feira, revela que 76% dos municípios piauienses o meio de transporte existente é o mototaxi. O dado é da Pesquisa de Informações Básicas dos Municípios. O levantamento revela a precariedade da estrutura e dos serviços nos municípios brasileiros, dentre os quais, o sistema de transporte e segurança.

De acordo com o IBGE, 184 municípios são servidos por ônibus intermunicipal e apenas 26 (12%) contam com ônibus intramunicipal.

No País, apenas 3,4% dos municípios brasileiros possuem Plano Municipal de Transporte, 3,7% contam com Fundo Municipal de Transporte e 6,4% possuem Conselho Municipal de Transporte.

No Piauí, a situação é ainda pior, no tocante a infraestrutura básica e serviços, porque 162 (72%) dos municípios do Estado têm menos de 10 mil habitantes e são mantidos quase que exclusivamente pelos recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, ou seja, dependem dos outros municípios para se manterem.

Somente 14 municípios do Piauí declararam ter Secretaria Municipal de Transporte e em 87 (39%) não tinham estrutura alguma na área de transporte. Apenas cinco municípios declararam ter Conselho Municipal de Transporte, dos quais, somente 4 tem Fundo Municipal de Transporte.

Funcionalismo público

De 2005 a 2012, o número de funcionários que trabalhavam para o poder público municipal cresceu 31,7%. Ao todo, isso representou um aumento de mais de 1,5 milhão de novos funcionários, segundo informações da pesquisa Munic 2012 (Perfil dos Municípios Brasileiros).

 

Yala Sena/cidadeverde.com

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração