Pular para o conteúdo

Inicio do período letivo da Uespi é adiado por falta de professores

No início da tarde desta terça-feira (30), a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), anunciou que o início do período letivo da instituição, que estava previsto para o dia 05 de agosto, foi adiado para o dia 12 do mesmo mês.

De acordo com a nota, o motivo seria a necessidade de compatibilizar espaço físico em algumas unidades da universidade, especialmente devido às aulas do período especial em curso.

Em contrapartida, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), publicou em seu blog que o adiamento do início das aulas foi motivado pela falta de professores efetivos.

ad1b695f6fc3d516a0c3db82bdc4

A aproximadamente um ano e meio que os professores efetivos, aprovados no último concurso da instituição aguardam nomeação. Enquanto isso, contratos para docentes temporários são prorrogados e concursos são realizados de forma ilegal, já que há um concurso em aberto.

Na última semana o Ministério Público Estadual recomendou que à universidade que anulasse o último processo seletivo, no qual acarretaria a convocação de 99 professores substitutos-temporários. Porém a recomendação não foi atendida.

Por conta disso, os classificados para professores efetivos endereçaram ao governador do Estado e à sociedade uma Carta Aberto, explicando as consequências que a Uespi sofre devido à contratação de substitutos. Uma delas é o comprometimento do ensino, pesquisa e extensão, pois os professores temporários não podem inscrever projetos.

Ainda segundo a Adcesp, a carta mostra ainda a insatisfação dos classificados pela não nomeação.

Fonte: O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração