Pular para o conteúdo

Inspirado na paz e cooperação, Brasil celebra hoje o Dia da Amizade

Todos sabemos que a amizade é algo para ser celebrada e vivida a cada dia, a cada hora, a todo instante, pois a vida sem amizade é um deserto árido, que nos conduz à tristeza e ao vazio. Apesar de sabermos disso, de ter isso como verdade, existe uma data que é reservada ao Dia Internacional da Amizade, que é celebrada no Brasil, na Argentina, no Uruguai e em outros países neste data de 20 de Julho. Hoje, portanto, é dia da Amizade.

A celebração nesta data de hoje não é comum para todas as nações, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho (vale ressaltar que não existe distinção entre o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade). Esta data de 20 de Julho, no Brasil, é celebrada desde 1999.

A sugestão da ONU de se adotar o 30 de Julho, era uma espécie de homenagem ao paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, que imaginou e criou uma campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos. Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.

Na resolução da Assembleia Geral da ONU de 2011, reafirmou-se a importância da data para a difusão da “Cultura de paz e não violência”.

O que se comemora no Dia Internacional da Amizade?

Durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”. A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil ( isso significando que o Brasil adota os princípios fixados para as comeorações, mas mantém data diferente dos demais países) no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:

→ A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;

→ A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim a diversidade cultural;

→ A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;

→ A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Meio Norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração