Pular para o conteúdo

Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses

Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses.
Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses.

Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses.

Os dois irmãos nasceram em Parnaíba com a doença rara e esperaram cirurgia no hospital. O primeiro irmão morreu no dia 7 deste mês e hoje o segundo bebê não resistiu às complicações da doença e faleceu. A família está inconsolável.

O conselheiro tutelar, Djan Moreira, lamentou a morte dos irmãos e disse que o conselho vai lutar para evitar mais mortes. O conselheiro cobrou uma providência urgente da Secretaria Estadual de Saúde. O bebê esperava cirurgia por dois meses no HUT.

“É lamentável, é triste e cada criança que nascer com cardiopatia congênita e o conselho tomar conhecimento vai brigar para que seus direitos sejam atendidos”, disse Djan Moreira.

O caso dos gêmeos estava sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e pela Comissão da Criança e do Adolescente da OAB.

Os irmãos gêmeos nasceram no dia 14 de dezembro do ano passado e exatamente ontem completava seis meses de vida.

Desabafo

Djan Moreira disse que tomou conhecimento que setor da Secretaria Estadual de Saúde estaria orientando as famílias para não acionarem o conselho tutelar.

“Soube dessa orientação e estou indignado. Eu repudio essa orientação, pois a Secretaria de Saúde não está fazendo nenhum favor, é uma obrigação”,
disse Djan.

O governo do Estado tem dificuldade de atender os casos, já que a cirurgia não é realizada no Piauí, mas somente em São Paulo, Ceará, Goiânia ou Pernambuco.

Djan Moreira informou ainda que o bebê da maternidade Evangelina Rosa será transferido amanhã (16) para hospital de São Paulo. A juíza Maria Luiza deu liminar obrigando o Estado a realizar a transferência por UTI aéreo. A criança está há um mês a espera do cumprimento da liminar.

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração