Pular para o conteúdo

Jornalista Jader Damasceno realiza hoje “Exposição Retalhos” no Café Oeiras

MG 9570 1A Exposição Retalhos, de Jader Damasceno, composta por trabalhos inéditos realizados, em sua maioria, em 2016, estará aberta ao público no dia 26 de dezembro de 2016, no Passeio do Café Oeiras, em Oeiras-PI.
A Mostra, que tem a curadoria do mesmo, também Comunicólogo por formação, dá início aos trabalhos de linhas New Age Art com o movimento Naif Art e registra um olhar pessoal/sentimental sobre a imagem das manifestações de fé e artísticas de sua cidade natal Oeiras. As telas em técnica mista e pinturas em acrílica e óleo sobre papel. Os trabalhos aparecem interligados pela sua força emocional, pela inquieta revelação da realidade cotidiana, sentimentos e misticismo em meios aos roteiros de fé sentimental.

 

Sempre presente na intimidade impregnada de memórias fé. Jader Damasceno exibe uma multiplicidade de personagens, monumentos e ambientes, que há em cada um de nós  e, que se revela, no teatro do cotidiano, em “fragmentos da dualidade humana e todas as suas construções de fé, força e crenças. Assim como o bem e o mal, claro e escuro, dia e noite,  tudo na coleção Retalhos nos leva a refletir sobre as potencialidades humanas e espirituais ou não.
Após uma desintegração e fragmentação das cores e dos objetos, aos poucos as formas voltam a se reunir e chegam às pinturas de dimensões diversas e enorme força expressiva.
Jader Damasceno toca/aborda/questiona em seu processo criativo questões caras e importantes da contemporaneidade como a diversidade, a solidão humana, a vida e a morte e acima de tudo a fé a esperança que o motiva sempre.
As linhas gravadas, marcadas em preto com suas bordas brancas como que se inscrevem nos seres retratados, entram em seu âmago, buscando nele o equilíbrio de todas as coisas existentes que forçada do indivíduo inerte perante a dor, a doença ou o desespero da impossibilidade de reagir.

 

A Exposição Tempo Gravado estará aberta à visitação de 18 de agosto a 18 de outubro de 2015, de terça a sexta, de 09h às 17h, sábado e domingo de 10h às 14h. Museu da Universidade Federal do Pará, Av. Gov. José Malcher, 1192, Belém-PA.

Jornalista Jader Damasceno

Consigo mesmo. Quando se põe diante de um cavalete, munido de tintas e pincéis, solta-se e deixa fluir toda sua percepção criativa e estética, dando vida a telas que retratam sua visão de mundo. Em suas produções, traz, sobretudo, fragmentos de amor, afinal, a arte é permeada deste sentimento. Mas seu currículo não se limita às experiências no campo das artes plásticas. Entre a criação de um quadro e outro, trabalhou com fotografia, marketing, ilustração, direção de arte e TV, passando pela Universidade Federal do Piauí, e um dos maiores Sistema de Comunicação do estado ele carrega conhecimento e ciência do que faz. Além disso, se identificou com o movimento estudantil de Comunicação Social, no qual apresentou trabalhos e participou da organização de encontros e congressos locais e nacionais. Todas essas vivências contribuíram para conceber seu mais novo trabalho: Vernissage “Retalhos”. Um presente a todos, em especial a sua cidade natal, Oeiras, primeira capital do Piauí, um lugar que lhe inspira e traz muitas memórias.

 

Por Wheryka de Carvalho

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração