Jovens Comunicadores do Sertão baiano participam de Intercâmbio em Oeiras

111

 

Durante este domingo (23) de setembro, jovens baianos participaram da programação da rádio Educativa Cristo Rei na perspectiva de ampliar conhecimentos e promover troca de experiências na área de comunicação. Os jovens comunicadores baianos participaram pela manhã de uma Roda de Conversa com o radialista Claudevândio Macedo, facilitador do Instituto Comrádio em Oeiras.

Os participantes do Intercâmbio são 30 jovens contemplados com o Projeto Jovens Comunicadores, uma ação do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia — SDR.

Na rádio Cristo Rei os jovens falaram de suas experiências, ressaltando a oportunidade de estarem vivenciando outros espaços de formação como forma de aprimorar conhecimentos. Além dos alunos participaram da Roda de Conversa a assistente administrativa do projeto Pró-Semiárido, Sheila Dantas, Jornalista Lizi Guimarães e da cordenadora Institudo Comrádio com sede em Teresina, Thaíse Cronemberge .

Para à assistente administrativa do projeto jovens comunicadores, Sheila Dantas, a vinda desses jovens só foi possível graças ao apoio do Instituto Comrádio do Brasil que já desenvolve atividades de formação com o projeto Jovens Radialistas do Semiárido. Ela fez questão de ressaltar que aos saírem de suas comunidades para lugares diferentes que ambos não conhecem, faz com que agreguem experiências de vida para sua formação “é uma grande oportunidade de aprender com outros jovens descobrindo outras potencialidades”.

Na parte da tarde no auditório da rádio Cristo Rei, os jovens baianos ouviram depoimentos dos alunos Graciele Carvalho, Wanderson Ronnilio do projeto Jovens Radialistas do Semiárido do ICOMRÁDIO que estão em estágio na FM Cristo Rei de Oeiras. Após esse momento os alunos participaram de uma aula sobre técnicas de entrevistas e linguagem radiofônica com professor Claudevãndio Macedo.

Intercâmbio em Oeiras aconteceu entre os dias 22 e 23 de setembro, onde no sábado os alunos estiveram na casa da merenda localizada no bairro canela, onde também tiveram oportunidade de desenvolverem atividades práticas com mais alunos do ICOMRÁDIO sobre a orientação do professor Walton Luz.

Os jovens comunicadores são das cidades Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes do estado da Bahia. A vinda deles ao Piauí, integra o calendário de atividades do Projeto Jovens Comunicadores, que inclui também oficinas e apoio a ação da juventude em suas comunidades rurais.

Em Oeiras o Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é realizado pelo Instituto Comrádio do Brasil e a BRÜCKE LE PONT da Suíça, em parceria com a Rádio FM Educativa Cristo Rei, Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude e a Diocese de Oeiras.

 

Por Claudevândio Macêdo

Comentários