Pular para o conteúdo

Legislativo de Oeiras terá duas novas vagas para vereadores nas eleições 2016

Camara 01

Ainda faltam seis meses até as eleições municipais de todo o Brasil, porém 2016 não mostra ser um ano muito favorável para o processo eleitoral, o país assiste um momento de crise e presencia a divisão de valores deixando de lado os direitos e deveres, isso com certeza não é bom, e pode prejudicar muito os brasileiros, mas contudo, algumas cidades já vivem o fervor e as exultações de novas eleições.

O Primeiro turno das eleições municipais que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores serão no dia 02 de outubro, mais a população de Oeiras já questiona por que a câmara abriu duas novas vagas para o legislativo municipal; atualmente o município conta com 11 vereadores, ai cabe o questionamento sobre o aumento, a partir de agora serão 13 representantes do povo. Por que houve o aumento? No que a cidade é beneficiada?

ExpeditoNossa equipe conversou com o Vereador Expedito Martins (PC do B), ele frisa que é importante para o município o aumento na quantidade de vagas para vereadores, pois a população terá mais representantes na câmara, segundo o mesmo, o povo é quem ganha, também ele deixa claro que existe uma lei que estabelece esse direito.

É importante lembrar que não haverá aumento de gastos, uma vez que, a câmara municipal de Oeiras recebe o repasse de 7% esse repasse é estabelecido por lei e está na constituição, municípios com população até 100 mil habitantes tem esse direito, A constituição no seu art. 29, também deixa claro que cidades com até 50 mil habitantes podem ter de 9 a 13 representantes na câmara. Oeiras atualmente tem 36.300 habitantes.

Conversamos com algumas pessoas na rua para então buscar a opinião do povo sobre o assunto.

O Frentista Diego Rodrigues, “diz que acha desnecessário, por que ao em vez de gerar vagas para vereadores deveriam gerar emprego para os pais de famílias oeirenses com condições mais dignas para os mesmo”.

Já a vendedora Amanda pensa o contrário, “Oeiras merece mais dois vereadores e precisa, pois assim, pode facilitar a busca de benefícios para o município. Também serão mais gente representando o povo”.

MiguelSegundo o vereador Miguel Ângelo (PMDB), a câmara está apenas se adequando a lei federal que permite que a cidade de Oeiras tenha esse direito de ter treze vereadores, porém isso não onera o repasse, que continua o mesmo de 7% que será dividido entre eles.

O projeto foi votado na câmara ainda no começo da legislatura, e teve o aval dos onze vereadores do município, para Miguel Ângelo isso significa mais representantes do povo no legislativo.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração