Lula confirma visita a Washington após conversa com Trump

Presidentes trataram de economia, segurança e relações bilaterais

Participe do nosso grupo de Whatsap

Lula confirma visita a Washington após conversa com Trump
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que fará uma visita a Washington após conversar por telefone, nesta segunda-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação, que durou cerca de 50 minutos, abordou temas da relação bilateral e ocorreu antes das viagens já previstas de Lula à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro. A data da ida à capital norte-americana ainda será definida.

De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, os dois líderes trocaram informações sobre indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos. Trump afirmou que o crescimento das duas economias é positivo para toda a região, enquanto Lula destacou o impacto do diálogo na agenda comercial.

Relação bilateral inclui economia, segurança e Venezuela

O governo brasileiro informou que os presidentes saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, com destaque para a retirada de parte das tarifas aplicadas a produtos exportados pelo Brasil. Na área de segurança pública, Lula reforçou proposta enviada ao Departamento de Estado norte-americano em dezembro de 2025 para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado, incluindo repressão à lavagem de dinheiro, ao tráfico de armas, congelamento de ativos e intercâmbio de dados financeiros. Segundo o Planalto, a proposta foi bem recebida por Trump.

Durante a conversa, os líderes também trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade regional e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano. O presidente brasileiro ainda defendeu a necessidade de reforma da Organização das Nações Unidas, com ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

Os dois presidentes acordaram a realização da visita de Lula a Washington após o giro internacional pela Ásia, em data a ser anunciada.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...