Pular para o conteúdo

Mais de 24 mil piauienses podem ter o título de eleitor cancelado

Titulo EleitoralVinte e quatro mil eleitores do Piauí poderão ter seus títulosde eleitor cancelados já no próximo mês. A medida atinge aos cidadãos que não votaram ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Para não terem seus títulos cancelados e a consequência, restrição de direitos, os eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 25 de abril. Em todo o Piauí são 24.074 pessoas que podem ter seu título de eleitor cancelado. Deste total, 7.760 dos faltosos têm o documento registrado em Teresina.

Os eleitores irregulares devem procurar o cartório eleitoral mais próximo, portando documento oficial com fototítulo eleitoral e os seguintes comprovantes: de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Segundo o advogado Daniel Oliveira, as irregularidades podem trazer uma série de sanções aos eleitores. “Trata-se de um documento essencial e exigido em várias situações. Quem tem o título cancelado fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos”, esclarece o profissional, por meio de assessoria de imprensa.

Além do mais, o eleitor que tiver deixado de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já será computado duas eleições para efeito de cancelamento. Também poderá ser contadas faltas tanto das eleições municipais e estaduais/nacionais quanto das suplementares. Os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – que não obrigados a votar – estão fora da relação de faltosos. Referente ao pleito de 2008, 24 eleições suplementares foram realizadas no Piauí.

Em todo o Brasil, mais de um milhão e meio de eleitores estão ameaçados de perder o título. Desde a última quarta-feira (20), a relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção “Serviços ao eleitor”. O eleitor deverá buscar saber sua situação junto à Justiça Eleitoral, já que não são enviados alertas nem notificações impressas e eletrônicas para os eleitores que têm pendências.

 

 

Fonte: Portal O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração