Pular para o conteúdo

Manifestação Popular contra PEC 55 fecha BR 230 em Oeiras

Jpeg
Jpeg

Jpeg

Uma manifestação na manhã, desta sexta-feira, 02, fechou os dois sentidos da BR- 230 em Oeiras do Piauí.

Um grupo de manifestantes protesta contra a PEC 55/16, a mesma conhecida como PEC 241, que prevê o congelamento dos investimentos públicos para os próximos 20 anos.

As intervenções aconteceram na entrada da cidade, por voltas das 8h da manhã, A ação, foi realizada pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), e teve a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) e das escolas da Rede Estadual de Ensino de Oeiras.

Jpeg

Professor Cosme

Segundo o Professor Cosme Alberto, o objetivo da manifestação é fazer uma mobilização em torno das escolas públicas do município, afim de dizer não a PEC 55, não a retardação da educação e, não a lei da mordaça, “diante disto, fizemos esse movimento para nos juntar e se unir contra essas irregularidades contra a sociedade” Frisa o mesmo.

Os protestos também são contra as mudanças na estrutura da educação brasileira sobre tudo as que  estão previstas no novo ensino médio.

Professora Paulina

Professora Paulina

Para a Professora Paulina, representante do SINTE de Oeiras, a manifestação pacífica organizada pelo IFPI de Oeiras, com apoio do SINTE Piauí, onde envolveu profissionais e alunos de escolas de Oeiras, “foi importante para mobilizar a todos no sentido de dizer não a essa medida provisória, que é um retrocesso do ensino médio, também ao corte de investimento a saúde, educação e Assistência Social que é a PEC 55 que já foi votada no congresso e já passou no primeiro turno no senado federal , também dizer não a lei da mordaça que é o programa escola sem partido, que juntanto todo esse bojo de projeto que são nocivos a classe trabalhadora aos mais carentes”. Finaliza.

Palavras de ordem contra o Governo Temer eram proferidas pelos manifestantes, que tinham em sua composição, estudantes, professores, sindicalistas e populares. As mudanças propostas pelo governo são consideradas um retrocesso pelos educadores.

 

Jpeg

Estuante Suane Maria

“Estamos manifestando pelo direito a saúde, educação, é um modo de mostrar que a gente quer estudar e, quer ser alguém na vida”. Falou a Estuante Suane Maria.

 

 

 

A Polícia Rodoviária Federal e a Policia Militar de Oeiras fizeram o controle do trânsito durante a manifestação. A via de principal acesso às cidades de Picos e Floriano ficou com um grande congestionamento.

Jpeg

Professor Nilson do IFPI de Oeiras

“Somos contra essa PEC 55, que já foi aprovada em primeira votação no senado, por que ela vem controlar os gastos públicos por 20 anos, congelar os gastos e, nesse sentido, sabemos que não é favorável a população, isso significa menos recursos para saúde, Educação, Assistência Social, e outras áreas que são essenciais”. Finaliza o Professor Nilson do IFPI de Oeiras

 

Outra manifestação já está prevista, para o dia 13 de dezembro, data que acontece a última votação no senado Federal da PEC 55.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração