O ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB) voltou a defender nesta terça-feira (20) o retorno da Contribuição por Movimentação Financeira (CPMF) com destinação para o financiamento da saúde. Segundo a Agência Brasil, a proposta do ministro piauiense é que os recursos arrecadados por meio da volta da CPMF sejam destinados ao que chamou de seguridade social, com uma parcela para a saúde, enquanto o governo defende a aplicação do dinheiro na Previdência Social.
“Estamos lutando para que a CPMF seja aprovada, mas, para nós, no Ministério da Saúde, é indiferente que se chame CPMF ou outro nome. O que nos interessa é a compreensão de que há um subfinanciamento da saúde no Brasil e que nós precisamos de mais recursos”, afirmou Castro, em entrevista coletiva.

Ainda na ocasião, o ministro garantiu que o Ministério tem recursos para executar as ações previstas durante este ano. Apesar de ter reconhecido dificuldades, ele afirmou que as contas estão equacionadas.
“O momento que estamos vivendo não é apropriado para uma luta exitosa no sentido de conseguir mais recursos, por causa das dificuldades e dos cortes que estão acontecendo em todas as áreas. Se conseguíssemos manter o Ministério da Saúde sem cortes, já seria uma grande vitória”, diz Marcelo. A volta da CPMF tem enfrentado problemas no Congresso Nacional, principalmente na Câmara dos Deputados.
A volta do imposto, segundo o Governo Federal, é necessária para equilibrar as contas públicas em 2016, com previsão de rombo de mais de R$ 30 bilhões.
Fonte: Jornal O Dia







