O atleta de badminton Francielton Farias, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, anunciou uma pausa na carreira nas quadras. O jogador confirmou a decisão por meio de um comunicado nas redes sociais e, ao relatar o que ele chamou de “fator psicológico”, defendeu o fortalecimento da saúde mental. Ele é atleta da seleção brasileira de badminton.
Procurada pelo ge, a Confederação Brasileira de Badminton ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão do atleta.
Francielton Farias começou a carreira ainda criança em um projeto social na Zona Sul de Teresina. Após vasta carreira nas categorias de base, incluindo convocações para a seleção brasileira, ele se firmou no profissional.
A principal conquista no badminton foi obtida ao lado do irmão Fabrício Farias. Os dois faturaram o bronze no Pan de Lima.
“Isso não é um adeus, é só um até logo! Fiquem bem, fiquem salvos e se cuidem, saúde mental é primordial. Um abraço no coração”! ❤️
Atualmente, Francielton Farias ocupa a posição número 573 do ranking internacional no individual masculino, com 2.110 pontos.
Ele também está na 76ª posição no ranking de duplas masculinas, com 22.722, e na 220ª posição no ranking de duplas mistas, ao acumular 7.020 pontos ao lado de Sâmia Lima.
LEIA O COMUNICADO DO ATLETA
“Bom, durante muitos anos me entreguei inteiramente a viver do esporte, foi minha escolha de vida e não me arrependo jamais. Todos sabem que nós atletas não somos pessoas “normais”, somos intensos, temos uma vida fora da curva e pensamos sempre além do horizonte pois sempre queremos mais.
Com isso, vivi de um tudo nesse meio e acredito que algumas situações foram mais fortes que eu, infelizmente. Resumindo, o fator psicológico chegou pra mim e é difícil escrever aqui sobre isso. Quando você se enxerga vulnerável, é complicado você criar coragem e entender que precisa de ajuda.
A vida toda eu tive que ser forte, por mim, pela minha família, pelos que me cercam e aos que eu quero bem e eu tenho orgulho disso, mas a conta chegou pra mim em todos os aspectos, profissional, pessoal e afins.
Graças a Deus eu pude perceber e ter uma atitude antes que fosse tarde demais, foi preciso dar um passo pra trás pra que eu possa dar um passo gigante mais na frente. Pode parecer meio confuso esse texto, afinal é assim que eu me sinto no momento.
Mas vim aqui por respeito a muitas pessoas que admiram meu trabalho, conhecem a minha história e viram de perto minhas lutas, a todas as pessoas que me acompanham e que torcem por mim mesmo que por trás de uma tela de celular, ou um computador eu agradeço de coração, todas as mensagens de apoio, as ligações, as preocupações, eu recebi muito amor e muita atenção de todo o canto desse Brasil e disso eu nunca vou esquecer.
Vou restaurar minha saúde mental e cuidar de uma lesão no joelho que tem me frustrado. Eu vou voltar mais forte e tenho muita fé em Deus.
Um obrigado gigantesco ao meu irmão, não faço ideia do sentimento dele nesse momento eu sei que não está sendo fácil, temos objetivos e sonhos iguais mas te prometo irmão é só uma pausa, você merece tudo de melhor desse mundo, meus amigos, minha família, meu técnico e meus colegas de seleção que me entendem, me ajudam e em nenhum momento me abandonaram, me senti especial e feliz com a atitude de cada um, nunca vou esquecer.
Isso não é um adeus, é só um até logo! Fiquem bem, fiquem salvos e se cuidem, saúde mental é primordial. Um abraço no coração! ❤️”
Fonte: Globo Esporte PI