Pular para o conteúdo

Médica Cubana chegará em Oeiras nesta sexta-feira

 

Em entrevista ao Portal Integração a Secretária de Saúde do município de Oeiras, Auridene Freitas, falou sobre a vinda de profissionais cubanos a cidade, e afirmou que será uma médica a atuar em Oeiras. Ela explicou como se deu o processo. “O município de Oeiras fez a solicitação de dois profissionais. No primeiro ciclo nós não fomo contemplados. Agora no segundo ciclo o município foi contemplado. Oeiras foi contemplada com uma profissional. Chegará em Oeiras na sexta-feira, 01 de novembro. Estarei indo pessoalmente a Teresina.  Não somo nós escolhemos, é uma cubana ou um cubano, sai uma lista.” Explica a secretária.

 

DSCF6620 (Cópia)

 

O primeiro ciclo saiu uma média de 19 profissionais para o estado do Piauí. “Observamos que agora no segundo ciclo foi um total bem maior forma 27 profissionais. Esperamos que no terceiro ciclo mais profissionais possam estar vindo a ser incorporados aqui no nosso estado”, destaca.

 

A profissional que vem para Oeiras vai atuar na equipe do Rosário. A secretária explica que escolha do bairro Rosário se deve a necessidade que estava se tendo naquele lugar. “Tínhamos um profissional que atuava naquele local e ele sairia para outro município no início deste ano. Então a partir dai .nós com a dificuldade de encontrar alguém que pudesse vir para ficar fixo naquela unidade aderimos ao programa  logo no inicio. Na sequência tivemos o mesmo problema no posto de saúde da várzea. Então fizemos solicitações para esses bairros, por que foram bairros que no momento da adesão, estavam com a necessidade do profissional. É importante salientar isso, por que foi para aquele bairro, o motivo é a carência do profissional. Durante todo esse tempo que estávamos sem profissional, contratamos um por um curto pouco período de tempo” disse.

 

Segundo a secretaria a ideia de vir o profissional cubano para o município gira em torno de sua disponibilidade para atuar na equipe, que é de 32 horas. De segunda a quinta-feira são os dias que a médica cubana vai estar disponível para atuar na equipe.

 

A médica irá morar em Oeiras, pois ela deve permanecer no município, de acordo com o programa. “Estamos ansiosos com a vinda da profissional, pois segundo pesquisamos em outros municípios, só tivemos boas avaliações de suas atividades” enfatiza Auridene.

 

A Secretaria falou ainda em u terceiro ciclo do programa. Ela explica que não há como saber se o município irá ou não ser contemplado. “Mas vamos ficar na expectativa de um terceiro profissional”, destaca.

 

Na próxima terça-feira (05) , haverá uma reunião com a equipe para apresenta-la , conhecer a unidade básica de saúde, montar estratégias de trabalho. A secretária garantiu que até a próxima semana terá inicio o atendimento no Rosário por parte da profissional de saúde.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração